Saiba mais sobre as celebrações da Semana Santa

DOMINGO DE RAMOS  ( 20 DE MARÇO)

A Semana Santa tem início no Domingo de Ramos, com a Procissão e a Bênção dos Ramos.

“Neste dia a Igreja recorda a entrada do  Cristo em Jerusalém para realizar o seu mistério pascal.”

( Missal Romano pág.228 )

No Brasil, nesse domingo, será feita a Coleta Nacional da Solidariedade, como gesto concreto da Campanha da Fraternidade 2016.

QUINTA-FEIRA SANTA  (24 DE MARÇO)

Na Quinta-Feira Santa tem início o Tríduo Pascal, isto é, os três dias que antecedem a Páscoa.

Dois momentos litúrgicos marcam esse dia: a  Missa do Crisma ou dos Santos Óleos e a Missa da Ceia do Senhor.

A MISSA DO CRISMA ou DOS SANTOS ÓLEOS  é assim chamada porque nesse dia é feita a bênção do óleo dos enfermos, e dos catecúmenos e a consagração do óleo do crisma.

“Esta Missa, que o Bispo concelebra com o seu presbitério, seja como um sinal de comunhão dos presbíteros com o seu Bispo.” (Missal Romano pág.235) Nela, o Bispo convida seus presbíteros a renovarem publicamente as promessas sacerdotais, por isso, também é conhecida como a Missa da Unidade.

A MISSA DA CEIA DO SENHOR  acontece geralmente à noite relembrando a Santa Ceia de Jesus com seus discípulos. A celebração é marcada pelo o Lava-Pés ( símbolo de humildade e serviço ) e pela Transladação do Santíssimo Sacramento ( terminado o Rito de Comunhão, o sacerdote retira o Cibório do Sacrário e o conduz “ até o local da reposição, preparado numa capela devidamente ornamentada.” Aqui se faz um momento de adoração silenciosa ao Santíssimo Sacramento. Após este momento são retiradas também as toalhas do altar e as cruzes da igreja. Quando não é possível a retirada das cruzes, essas são cobertas com um tecido roxo.

SEXTA-FEIRA DA PAIXÃO DO SENHOR  (25 DE MARÇO)

Nesse dia, segundo a tradição, a Igreja não celebra os sacramentos.

Na tarde da Sexta- Feira Santa, às 15 horas, dá-se início a Celebração da Paixão do Senhor, seguida da Procissão do Senhor Morto pelas ruas próximas a Catedral.

Essa celebração consta de três partes: liturgia da Palavra, adoração da Cruz e comunhão eucarística ( hóstias consagradas no dia anterior ).

SÁBADO SANTO (26 DE MARÇO)

“ No Sábado Santo a Igreja permanece junto ao sepulcro do Senhor, meditando sua Paixão e Morte, e abstendo-se ( desnudado o altar) do sacrifício da Missa até que, após a solene Vigília em que espera a Ressurreição, se entregue às alegrias da Páscoa, que transbordarão por cinquenta dias.        ( Missal Romano, pág.269 )

O grande momento litúrgico é a Vigília Pascal.

“Toda Vigília Pascal seja celebrada durante a noite, de modo que não comece antes do anoitecer e sempre termine antes da aurora de domingo.” ( Missal Romano, pág. 270 )

A VIGÍLIA PASCAL “ é uma vigília em honra do Senhor.” ( Missal Romano, pág. 270 ) Ela é composta de  quatro partes:

1ª parte –  A Celebração da Luz  com a Bênção do fogo e a Preparação do Círio

2ª parte – Liturgia da Palavra com as nove leituras, sendo sete do Antigo Testamento e duas do Novo Testamento (Epístola e Evangelho)

3ª parte – Liturgia Batismal com a celebração do Batismo de adultos e a Renovação das Promessas do Batismo

4ª parte – Liturgia Eucarística – com a Oração Eucarística e  a Comunhão.

DOMINGO DE PÁSCOA  (DIA 27 DE MARÇO)

O Domingo de Páscoa também é conhecido como o Domingo da Ressurreição do Senhor ou Domingo da Alegria. O Domingo do Aleluia.

Cristo é o Senhor! Ele vence a morte e Ressuscitou.

Neste dia acontece a Solene Missa Pascal e a Procissão do Cristo Ressuscitado.

Setor de Comunicação da Arquidiocese de Fortaleza

2 respostas

1. Bom dia! Gente, seria importante publicar o horário das celebrações, pois assim como está não dá para saber a que horas acontece cada evento. Saudações.

2. Muito interessante as informações sobre as celebrações da Semana Santa, acho que um link redirecionando para uma janela com informações dos horários das missas nas comunidades ajudaria muito. Obrigada!! Silvia