Reunião dos Coordenadores Nacionais das Pastorais Sociais, Organismos, Setor da Mobilidade Humana e Comissão Episcopal 8 da CNBB

Aconteceu nos dias 17, 18 e 19 de março, no Mosteiro São Bento – Lago Sul, em Brasilia, uma reunião com Bispos da Comissão 8, coordenadores e coordenadoras das Pastorais Sociais, organismos, setor da Mobilidade Humana e Comissão do Mutirão de Superação da Miséria e da forme. Na pauta está a avaliação do quadriênio e desafios que permanecem na comissão 8; a proposta de criação de um departamento de mobilização de Recursos para a Sustentabilidade das Pastorais e Organismos. Como também Campanha da Fraternidade e Fundo Nacional de Solidariedade; Planejamento das Pastorais e Organismos para o Plano Bienal da CNBB; Preparação da 5ª Semana Social Brasileira; Encaminhamentos coletivos para o fortalecimento da Secretaria do Grito dos Excluídos; Próxima Comissão Episcopal de Pastoral; Calendário anual.
Na abertura, a assessora da comissão, Ir. Delci Maria Franzen, salientou que registrar que está reunião não é um encontro de formação e sim uma reunião de trabalho de tomada de encaminhamentos dos pontos citado. Ao mesmo tempo é uma alegria realizar mais um desses encontro onde podemos socializar nossas atuais ações.
Dom Pedro Luiz também deu boas vindas em nome da CNBB dizendo aos participantes que esse é um momento importante para a vida das Pastorais Sociais, também porque é um último encontro antes da assembléia dos bispos, em maio. Aqui é um espaço de nos apoiarmos mutuamente. Penso que a CF é um forte momento de integração da pastorais sociais e organismos, mas não só nos ajudando mas entender que a CF também é fruto deste espaço.
O bispo também lembrou do Simpósio sobre Mudanças Climáticas e Jutiça Social, ele disse que o simpósio foi rico para entender que estamos buscando sempre melhorias. Com tudo isso, sobretudo, com a partilha das vitorias. Dom Pedro encerrou sua fala com um especial agradecimento a Irmão Delci e Ir. Magnólia [assessoras da comissão 8] que estão encerrando seus mandatos, seus serviços. Ele resaltou que Irmã Delci foi a alma da comissão 8.
Participou do evento 35 pessoas , dentre eles o presidente da comissão Dom Pedro Stringhini e os bispos Dom Demetrio Valentini, Dom Ladislau Biesnek, Dom José Luiz Ferreira Sales e Dom Guilherme.

Colaboração: Francisco Vladimir, assessor de comunicação