Réquiem, Celebração das Trevas e Celebração do Encontro marcam atividades na Semana Santa

A Semana Santa corresponde ao período que vai do Domingo de Ramos ao Domingo da Ressurreição.Além dos atos litúrgicos  mais importantes que estão localizados no Tríduo Pascal como a Missa do Lava-pés, Adoração da Santa Cruz e Vigília Pascal, algumas atividades introduzem os fiéis no mistério deste tempo. Nesta a semana, a Igreja de Nossa Senhora do Patrocínio  realizará o concerto do Réquiem de Mozart, na terça-feira, dia 12; a Paróquia do Imaculado Coração de Maria, no Henrique Jorge, realizará o Tenebrae, ou a Celebração das Trevas;  e a Paróquia São Pedro e São Paulo, no Quintino Cunha, realizará na Sexta Santa, às 7, a celebração do encontro.

Réquiem de Mozart

A Igreja de Nossa Senhora do Patrocínio, localizada no centro de Fortaleza, em parceria com o Theatro José de Alencar – TJA, vai realizar o Concerto Réquiem, Celebrando a Paixão, com a Orquestra de Câmara Heitor Villas Lobo, sob a regência do maestro Leonardo Sidney. Trata-se da execução de músicas compostas por Mozart para uma Missa fúnebre.

Quando? Terça-Feira Santa, dia 12, às 19h.

Onde? Igreja de Nossa Senhora do Patrocínio (Rua Guilherme Rocha, 536, Centro).

Como participar? Mediante inscrição pelo formulário: https://forms.gle/SvqwVerGDXTYz39y7 .

Tenebrae ou Celebração das Trevas

Trata-se de uma celebração que remonta ao período medieval realizada na Quarta-Feira Santa. Nesta cerimônia comovente, todas as luzes da Igreja são apagadas, mantendo-se acesas apenas 15 velas em uma peça chamada Tenebrário. Estas velas simbolizam Cristo, os 11 apóstolos e as três Marias. Durante o ritual todas as velas são apagadas ficando acesa apenas a que simboliza o Cristo. Em dado momento o celebrante depõe esta luz acesa remanescente debaixo do altar, enquanto a assembleia bate nos bancos ao som de matracas simbolizando o véu do santuário que rasgou com a morte de Cristo.

Quando? Quarta-Feira Santa, dia 13, às 19h.

Onde? Igreja Matriz do Imaculado Coração de Maria (Rua Professor Miramar da Ponte, 305 – Henrique Jorge).

Como participar? Aberto aos fiéis em geral.

Celebração do encontro

Esta celebração leva os fiéis a rememorar o encontro entre Jesus e sua Mãe, a Virgem Maria, durante a Paixão. Feita em ambiente aberto os homens se dividem das mulheres e marcam um local para comum para o encontro das duas imagens. Tudo feito em oração, com cânticos e recitação de preces.

Quando? Sexta-Feira Santa, dia 15, às 7h.

Onde? Paróquia São Pedro e São Paulo. O encontro acontecerá na rua Hildebrando de Melo (entre R. Maria Clara e R. Pedro Sampaio). As mulheres sairão da Comunidade de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e os homens da Comunidade São Judas, ambas da mesma paróquia.

Como participar? Aberto aos fiéis em geral.