Regional Nordeste I da CNBB realiza CONSER

O Conselho Episcopal de Pastoral (CONSER) do Regional Nordeste I – Ceará – da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, reunido desde o dia 4 de maio na Casa de Encontro das Irmãs Josefinas, Bairro Messejana, Fortaleza, Ceará, encerrou na manhã de hoje, 5, suas atividades. Os oito bispos das dioceses do Regional Nordeste I estiverem presentes, o administrador diocesano de Sobral, bispos auxiliares, coordenadores de pastoral das dioceses e coordenações das pastorais, organismos e movimentos também participaram do encontro.

Os participantes contaram com a assessoria de padre Almir Magalhães, diretor da Faculdade Católica de Fortaleza, que fez uma intervenção sobre a Paróquia Rede de Comunidades. Padre Manfredo de Oliveira, professor da Universidade Federal do Ceará e assessor da CNBB, fez uma reflexão pastoral sobre o cenário religioso no Brasil.

O bispo de Limoeiro e presidente do Regional Nordeste I, dom José Haring, disse que o CONSER “foi muito proveitoso, que esse momento de estudo, de reflexão, serve para que as dioceses possam colocar em prática ‘comunidade rede de comunidades’, a assessoria de padre Almir foi bem detalhada para que entendamos isso”. Dom Haring disse ainda que “a colaboração do padre Manfredo ajudou a entender sobre a presença das Igrejas evangélicas, sobretudo ele tentou explicar esse fenômeno nesse tempo de mudança, ao mesmo tempo ele ajudou a perceber que nós católicos devemos superar nossas falhas de estarmos pouco nas periferias das cidades”. Além disso, o bispo ressaltou o encontro dos bispos do Regional com a diretória e membros da Cáritas Brasileira Regional Ceará, que aconteceu durante o CONSER, na noite do dia 4 de maio, para dom Haring o encontro foi um momento importante de partilha, de esclarecimentos e de olhar para o futuro.

Leia mais sobre o encontro dos bispos com a diretória da Cáritas Regional Ceará.

Fotos (por Francisco Vladimir).