Regionais se candidatam para sediar 14ª Intereclesial de CEBs | Arquidiocese de Fortaleza
Atualidades

Regionais se candidatam para sediar 14ª Intereclesial de CEBs

Por: Cecília de Paiva, Comunicação do 13º Intereclesial.

regionaisAs lutas por justiça em todo o Brasil fazem dos regionais da CNBB potenciais lugares para sede do próximo encontro de CEBs, o 14º Intereclesial, a ser realizado em 2018. A escolha de uma arqui(diocese) será feita neste sábado, dia 11, pelos próprios participantes em encontro por regionais. A decisão será anunciada, antes do encerramento do 13º Intereclesial.

Quatro dioceses apresentaram suas motivações para sediar o 14º Intereclesial: Londrina (PR), Rondonópolis (MT), Marabá (PA) e Volta Redonda (RJ).

Entre as motivações, há regionais que apontam os grandes problemas a serem vistos pelas lideranças das CEBs, para fortalecer denúncias e ecoar gritos de lutas. Entre os problemas mais graves estão a impunidade por crimes ambientais, a continuidade do caos fundiário, problemas de ordem fronteiriça e narcotráfico, o descaso com a saúde e a educação, a discriminação dos movimentos sociais, povos indígenas e quilombolas e a ausência do Estado em meio à injustiça e o terror.

O coordenador da Comissão Pastoral da Terra (CPT) no Regional Oeste 1, Paulo Cesar Santos, fala das lutas travadas a serem iluminadas por um grande encontro como são os intereclesiais. O coordenador reflete sobre a existência de uma igreja frágil, em que falta apoio do ambiente eclesial às CEBs e aos problemas que assolam o Estado. Segundo ele, percebe-se a igreja comprometida com o poder que mantém as igrejas, de modo que a maioria dos bispos deixa de tocar certos assuntos. “O poder do agronegócio, por exemplo, asfixia outras culturas, como os índios xavantes que sofrem a fragilidade das políticas públicas” denuncia Paulo Cesar.

1 Comentário »

1 Comentário »

  • Airton de Maria diz:

    é realmente, os nossos pastores de hoje parecem não terem a coragem profética para se envolverem em temáticas que vão de encontro com a burquesia, que tanto explora os pequenos.


Deixe seu Comentário

Nome (necessário)

E-mail (não será publicado) (necessário)

Website

Atualidades

Papa Francisco aceita renúncia de dom Anuar Battisti

Papa nomeia novo bispo para a diocese vacante de Limeira (SP)

101ª Festa de Jesus, Maria, José no bairro em Antônio Bezerra, Fortaleza

Arquidiocese de Fortaleza promove XXIV Assembleia Pastoral

Festa da Comunidade Nossa Senhora das Graças – Barra do Ceará