Brasão da Arquidiocese de Fortaleza
Arquidiocese de
Fortaleza

Regionais da CNBB elegem os membros de suas presidências para o quadriênio de 2023 a 2027

Em 2023, os regionais da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) realizaram assembleias e reuniões para eleger os membros de suas presidências para o quadriênio de 2023 a 2027.

“Em cada um dos 19 regionais se reproduz a estrutura de organização da sede da CNBB contando com presidência e bispos referenciais das diversas áreas da ação evangelizadora da Igreja. Além disso, cada uma das unidades conta com sede e colaboradores para agilizar a organização da administração e da contabilidade, contando ainda com um secretário-executivo”.

A maiorias dos regionais elegeu seus novos membros durante a 60ª AG CNBB, em abril de 2023. Foto: presidência do Nordeste 4

Norte 1  

O regional Norte 1 da CNBB elegeu no dia 20 de abril sua presidência. O novo presidente é o cardeal Leonardo Steiner, arcebispo da arquidiocese de Manaus; a vice-presidência será assumida por dom Adolfo Zon, bispo da diocese de Alto Solimões, e dom José Altevir da Silva, bispo da prelazia de Tefé, será o novo secretário.

Saiba mais (aqui).

Norte 2 

Na manhã do dia 26 de abril, durante a 60ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, a nova presidência do Norte II foi eleita. Os presidente é dom Irineu Roman, arcebispo de Santarém; o vice-presidente é dom José Maria Chaves dos Reis, bispo de Abaetetuba; e o secretário é dom Antônio de Assis Ribeiro, bispo auxiliar de Belém.  

Saiba mais (aqui).

Norte 3 

Durante a Assembleia Geral Ordinária da CNBB, em Aparecida (SP), foi também realizada a eleição para presidência do regional Norte 3. A eleição aconteceu na manhã do dia 27 de abril, sendo eleitos: dom Pedro Brito Guimarães, arcebispo de Palmas como presidente; dom Philip Dickmans, bispo de Miracema como vice-presidente e dom Wellington de Queiroz Vieira, bispo de Cristalândia como secretário. 

Saiba mais (aqui).

Nordeste 1 

O Regional Nordeste 1 elegeu na noite do dia 27 de abril, durante a 60ª AG CNBB, a sua sétima presidência. Para o quadriênio foram eleitos: dom Magnus Henrique Lopes (presidente); dom José Luiz Gomes de Vasconcelos (vice-presidente) e dom Geraldo Freire Soares (secretário). 

Saiba mais (aqui).

Nordeste 2 

No regional Nordeste 2 o bispo de Cajazeiras (PB), dom Francisco de Sales Alencar Batista, que na gestão anterior exercia a função de secretário, assumirá o cargo de presidente. O bispo de Caicó (RN), dom Antônio Carlos Cruz Santos, foi reconduzido para a vice-presidência; e o bispo de Pesqueira (PE), dom José Luiz Ferreira Salles, será o novo secretário. 

A eleição foi realizada na quarta-feira, 26 de abril, durante a 60ª Assembleia Geral da CNBB, em Aparecida (SP).

Saiba mais (aqui).

Nordeste 3 

Dom Beto Breis, bispo da diocese de Juazeiro (BA), foi eleito na tarde do dia 26 de abril, durante a 60ª AG CNBB, como o novo presidente do regional Nordeste 3. O episcopado das arquidioceses e dioceses da Bahia e de Sergipe também escolheu dom Genivaldo Garcia, bispo da diocese de Estância (SE), como vice-presidente, e dom Dorival Barreto, bispo auxiliar da Arquidiocese de Salvador, como secretário. 

Saiba mais (aqui).

Nordeste 4 

Na quarta-feira, 26 de abril, durante a 60ª AG CNBB, os novos membros da presidência foram eleitos em Aparecida (SP).  Foram reeleitos para as funções de presidente e vice-presidente, respectivamente, o arcebispo metropolitano de Teresina, dom Juarez Sousa da Silva, e o bispo de Campo Maior, dom Francisco de Assis Gabriel dos Santos. Dom Edilson Soares Nobre, bispo de Oeiras, foi eleito secretário sucedendo dom Marcos Tavoni, bispo de Bom Jesus do Gurgueia.

Saiba mais (aqui).

Nordeste 5 

O regional Nordeste 5 da CNBB elegeu na quarta-feira, 26 de abril, sua presidência para o quadriênio 2023-2027, durante a 60ª AG CNBB. O novo presidente é dom Gilberto Pastana, arcebispo de São Luís do Maranhão, a vice-presidência será assumida por dom Sebastião Lima Duarte, bispo da diocese de Caxias do Maranhão, e dom Francisco Lima Soares, bispo de Carolina, será o novo secretário.

Saiba mais (aqui).

Leste 1

Na manhã da terça-feira, 25 de abril, durante a 60ª Assembleia Geral da CNBB, os bispos do Estado do Rio de Janeiro elegeram dom Gilson Andrade da Silva como novo presidente do regional Leste 1. Anteriormente ocupando o cargo de vice-presidente, o bispo de Nova Iguaçu foi eleito por unanimidade pelos membros do Conselho Episcopal, que também elegeram dom Gregório Paixão, bispo de Petrópolis, como novo vice-presidente e dom Luiz Henrique da Silva Brito, bispo de Barra do Piraí – Volta Redonda, como novo secretário.

Saiba mais (aqui).

Leste 2 

O arcebispo de Montes Claros (MG), dom José Carlos de Souza Campos, foi reeleito presidente do regional Leste 2. A eleição ocorreu na tarde de quarta-feira, 31 de maio, durante a Assembleia do Conselho Episcopal Regional. Também foram eleitos dom Airton José dos Santos, arcebispo de Mariana (MG), como vice-presidente, e dom Joel Maria dos Santos, bispo auxiliar da arquidiocese de Belo Horizonte (MG), como secretário. 

Saiba mais (aqui).

Leste 3

No dia 16 de maio em Domingos Martins (ES), os membros do regional Leste 3 da CNBB, reuniram-se na Casa de Encontros São Francisco Xavier em Santa Isabel e realizaram a eleição da nova presidência do Conselho Episcopal Regional Leste 3 da CNBB. Realizados os escrutínios, resultaram eleitos como presidente dom Lauro Sérgio Versiani Barbosa, bispo da Diocese de Colatina (ES); vice-presidente o dom Luiz Fernando Lisboa, bispo da diocese de Cachoeiro de Itapemirim (ES) e como secretário dom Andherson Franklin Lustoza de Souza, bispo auxiliar da arquidiocese de Vitória (ES).

Saiba mais (aqui).

Sul 1  

Foram eleitos no dia 31 de maio, os bispos da nova presidência do regional Sul 1. O arcebispo de Sorocaba (SP), dom Júlio Endi Akamine é o novo presidente; o arcebispo de Ribeirão Preto (SP), dom Moacir Silva, é o novo vice-presidente; e dom Carlos Silva, bispo auxiliar de São Paulo, será o secretário.  A cerimônia de posse foi realizada na quinta-feira, 1 de junho, no encerramento da assembleia.

Saiba mais (aqui).

Sul 2

No dia 14 de março, os bispos do regional Sul 2  elegeram sua nova presidência. A eleição definiu para presidente: dom Geremias, para vice-presidente: dom Amilton e para secretário foi eleito o bispo de Paranavaí, dom Mário Spaki.

Saiba mais (aqui).

Sul 3

Em reunião reservada na noite da terça-feira, 25 de abril, o regional Sul 3 elegeu sua nova presidência para o quadriênio: dom Leomar Antonio Brustolin, dom Cleonir Dalbosco e dom Carlos Rômulo Gonçalves e Silva para os cargos de presidente, vice-presidente e secretário da presidência, respectivamente.

Siaba mais (aqui).

Sul 4 

O episcopado de Santa Catarina esteve reunido na quarta-feira, 26 de abril, durante a 60ª Assembleia Geral da CNBB e elegeram o bispo de Chapecó (SC), dom Odelir José Magri, como o novo presidente do regional Sul 4 da CNBB, o bispo de Caçador, dom Cleocir Bonetti, como vice-presidente e o bispo de Rio do Sul, dom Onécimo Alberton, como secretário.

Saiba mais (aqui).

Centro-Oeste

Na quarta-feira, dia 26 de abril, nono dia da Assembleia Geral da CNBB, o regional Centro-Oeste elegeu sua presidência para o quadriênio 2023-2027. Dom Waldemar Passini Dalbello, bispo da diocese de Luziânia, foi reeleito e continua, portanto, presidente do regional. Foi eleito vice-presidente, o bispo de Uruaçu, dom Giovani Carlos Caldas Barroca e, também foi reeleito secretário, o bispo de Rubiataba-Mozarlândia, dom Francisco Agamenilton Damascena.

Saiba mais (aqui).

Oeste 1

Os bispos do estado do Mato Grosso do Sul, que compõem o regional Oeste 1 da CNBB, estiveram reunidos na quarta-feira, 26 de abril, durante a 60ª AG CNBB para eleger o bispo da diocese de Naviraí, dom Ettore Doti como o novo presidente do regional, o bispo da diocese de Corumbá, dom João Bergamasco, como vice-presidente e o bispo da diocese de Coxim, dom Otair Nicoletti, como secretário.

Saiba mais (aqui).

Oeste 2

O episcopado do Mato Grosso, esteve reunido na quarta-feira, 26 de abril, durante a 60ª AG CNBB e elegeu o bispo da diocese de Diamantino, dom Vital Chitolina, como o novo presidente do regional Oeste 2 da CNBB, o bispo da diocese de Rondonópolis/Guiratinga, dom Maurício da Silva Jardim, como vice-presidente e o bispo da diocese de São Luiz de Cáceres, dom Jacy Diniz Rocha, como secretário.

Saiba mais (aqui).

Noroeste

O regional Noroeste da CNBB realizou a escolha de seus membros no dia 25 de abril, durante a 60ª AG CNBB. Foram eleitos dom Benedito Araujo, bispo de Guajará-Mirim (presidente); dom Norberto Hans Cristoph, bispo de Ji-Paraná (vice-presidente) e dom Antônio Fontinele, bispo de Humaitá (secretário).

Fonte: CNBB

Faça a sua pesquisa

Os cookies nos ajudam a entregar nossos serviços. Ao usar nossos serviços, você aceita nosso uso de cookies. Descubra mais