Brasão da Arquidiocese de Fortaleza

Paróquia São João Batista, Aruaru, Morada Nova

Endereço:Avenida Presidencial Ernesto Geisel, 1173
Bairro:Distrito Aruaru
CEP:62951-000
Cidade:Morada Nova-CE
Fixo:
Celular:(85) 98198-0505
WhatsApp:(85) 98198-0505
Email:[email protected]
Site:
Facebook:https://bit.ly/3M0bvm1
Youtube:https://bit.ly/38DK2sH
Instagram:https://bit.ly/3x0zcqc

Horário de Missa na Matriz

Domingo:7h | 19h
Segunda: 
Terça: 
Quarta: 
Quinta:19h
Sexta:
Sábado: 

Horário de Atendimento na Secretaria

Domingo:8h às 12h
Segunda: 
Terça:8h às 12h | 14h às 17h
Quarta:8h às 12h | 14h às 17h
Quinta:8h às 12h | 14h às 17h
Sexta:8h às 12h | 14h às 17h
Sábado:8h às 12h | 14h às 17h

Administração Paroquial

Pároco:Pe. Evando Alves de Andrade
Colaboradores:
Diáconos:
Secretárias(os):Valgleison Mendes

Confissões:

Quintas-feiras de 14h às 17h, na Igreja Matriz. (por agendamento)

Data de criação: 02/01/2000.
Criada por: Dom José Antonio Aparecido Tosi Marques.

 

Histórico:

Aspectos Históricos:
SÃO JOÃO DO ARUARU

O Distrito de Aruarú, oficialmente foi criado pelo Decreto Estadual nº 1.156, de 04 de dezembro de 1933, com o nome de São João do Pirangí, porém, modificado para São José do Pirangí, pelo Decreto Estadual nº 378, de 20 de outubro de 1938, porém, face a divisão administrativa realizada em 1933, o nome do distrito foi modificado para Aruarú (Aruarú significa lagoa da Aruá), por força do Decreto Lei Estadual nº 1.114, de 30 de dezembro de 1943 que fixou o Quadro Administrativo do Estado.

O Distrito de Aruarú fica situado no extremo norte do município de Morada Nova; é interligado à sede do Município pela estrada asfáltica – CE 138 que liga Morada Nova a BR – 116 próximo a Cristais; situa-se ainda à margem direita do Rio Pirangi; distante 58 km para a sede do Município.

Limita-se ao norte com o Município de Cascavel e Beberibe, ao sul com o Distrito de Boa água, ao nascente com o Município de Russas e ao Poente com o Município de Aracoiaba.

Entre as comunidades as diversas comunidades do Distrito de São João do Aruaru, destaca-se a Patos. É uma Vila com um expressivo número de residências, capela, casas comerciais e uma escola de 1º grau com uma matrícula superior a 550 alunos; fica localizada há 44 km para a sede do Município.

Destaca-se que São João do Aruaru é um distrito bastante desenvolvido, onde estão instaladas nada menos de 06 serrarias, beneficiando móveis, madeiramento para construção, cuja matéria-prima é retirada das nossas matas, como louro, cumarú, emburana, pereiro, pau branco e outros.

Fonte: MORADA NOVA EM REVISTA

Dr. Dilson Pontes Chagas (site do Município de Morada Nova /distritos26/11/2007 https://www.moradanova.ce.gov.br/)

MAIS…

Foi Noca Firmino, esposa de Francisco Ângelo, Maria dos Prazeres e Joana, que em 1917 Doaram as Terras para construir o patrimônio da Capela para Invocação de São João Batista. Era uma simples capela, atual Igreja Matriz da Paróquia. A mesma foi construída no exato local da residência da Joana.

Era uma construção sólida, murada, com um enorme cruzeiro em frente. Por dentro, o altar, o confessionário, varia colunas e um enorme caixote de madeira onde guardava os parâmetros. Os esforços para construí-la foi gigantesco, conforme as condições da época. O material para a construção foi transportado no lombo de burros, das vizinhas, cidades de Baturité e Aracoiaba. As mulheres também tiveram participação nos trabalhos, carregando tijolos na cabeça. Em 1918 quando concluíram os trabalhos de construção, já tinha o Santo, doado pelo Padre Valdivino Nogueira, que foi também o Primeiro Padre a Celebrar Missa Nesta Igreja. O sino foi doado pelo o Sr. Francisco Ângelo.

Antes da Criação da Paróquia São Luiz de Gonzaga, raramente um Padre aparecia. As atividades religiosas da comunidade ficavam restritas aos terços e novenas.

São 14 Vigários que realizaram seus Trabalhos nesta Igreja, desde sua Função. São eles: Pe. Valdivino Nogueira, Pe. Maximiano, Pe. José Bruno, Pe. Coriolano, Pe. Antônio Freire, Pe. José Bezerra, Pe. Ivanildo, Pe. Manuel Estelita, Pe. Enemias, Pe. Paulo, Pe. Mauricio, Pe. Francisco, Pe. José Maria, Pe. José Ferreira de Mesquita .

A primeira reforma que modificou totalmente o estilo arquitetônico da Igreja foi ordenada pelo o Padre Paulo.

Em 1995, recebeu sua mais expressiva reforma, desde a primeira. Sua área foi aumentada, conforme sua atual estrutura. A citada reforma durou 5 (cinco) anos, sobre a coordenação do Sr. Francisco de Assis Filho.

Aruaru cresceu com o passar do tempo. Pessoas de outras terras foram chegando, gostaram da água do Rio Pirangí, que era doce, e aqui fixaram residência. Só assistência religiosa recebida de sua Paróquia permanecia a mesma. Vários pedidos foi ao então Arcebispo do Ceará, cardeal Dom Aloísio Lorscheider,solicitando um Padre para esta comunidade. O Padre José Maria Cavalcante foi o grande incentivador deste sonho. Já o Padre José Ferreira de Mesquita a creditou e foi graças ao seu esforço, que o sonho Hoje é uma Realidade.

Em 1999 o Atual Arcebispo do Ceará, Dom José Antônio Aparecido criou a PARÓQUIA SÃO JOÃO BATISTA, nomeando o PADRE LUIZ ABNER CAVALCANTE DE ALMEIDA, para Vigário da mesma. Neste dia de graça: 08 DE JANEIRO DE 2000, o Padre Luiz Abner Cavalcante de Almeida assume suas Funções como Vigário desta paróquia.

Já dando inicio aos trabalhos Paroquiais, Pe. Luiz Abner fez sua primeira reunião no dia 15 de Janeiro de 2000 as 19hs na Igreja Matriz de São João Batista em Aruaru, tendo a finalidade de reunir os representantes das comunidades e membros das pastorais existentes na Matriz como: Batismo, catequese, matrimônio, dizimo e um grupo da renovação carismática.

Aos 29 de Janeiro de 2000 o Pe. Luiz Abner juntamente com o conselho Paroquial se reuniu para resolver a compra de um carro para serviços da Paróquia. E no dia 10 de fevereiro de 2000 foi comprado um carro do tipo GOL 1.8 de cor branca ano 92.

Aos 16 de Abril de 2000 foi celebrada uma Grande missa de Ramos, nessa mesma missa deu-se a primeira investidura de Coroinhas e Acólitos no total de 213 crianças e adolescente formando assim o primeiro grupo de Acólitos da Paróquia de São João Batista de Aruaru.

Aos 23 de Abril de 2000 aconteceu o primeiro encontro de vocacional criado por Irmã Lúcia da Congregação dos Filhos de Santa Clara, iniciando assim com 10 vocacionados, no decorrer do mesmo ano duas vocacionadas do grupo decidiram fazer experiência no convento dos Filhos de Santa Clara, em São Gonçalo no Rio de Janeiro permanecendo até Hoje e no dia 6 de setembro de 2002 foi enviada ao convento das Irmãs Oblatas do Menino Jesus em Brasília e também foi enviado um vocacionado para o Shalon.

Aos 25 de novembro 2000 foi realizada uma celebração eucarística que marcou a primeira investidura dos ministros extraordinários da sagrada eucaristia de Aruaru como Paróquia.

Aos 09 de Dezembro de 2000 o Padre Luiz Abner Cavalcante de Almeida Convocou alguns Jovens para participar de um encontro na Igreja Matriz, compareceram um bom numero de jovens, que neste encontro Pe. Abner expressou o desejo de fundar um grupo de Jovens, que tinha a finalidade de trabalho no resgate de outros Jovens que ainda são diferentes á Deus, e a si próprio, e esse grupo teve como nome de C.J.C (comunidade de Jovens Cristão)

Em 28 de Janeiro de 2001 Tivemos a alegria de da inicio a primeira Reunião do Apostolado da Oração. Tiveram presente a convite do Pe. Abner o Apostolado de Pitombeiras do qual vieram nos dar Formação, e o grupo do Apostolado segue firme até hoje, com missa todas as sextas-feiras do mês.

Nos dias 25,26 27 de maio de 2001 Na Paróquia de Nossa Senhora de Nazaré surgiu uma Semente que até Hoje é referencia em nossa Comunidade, o ECC (encontro de casais com cristo). Esse Cinco casais foram o fruto do nosso ECC, foram eles que junto com outros demais conseguiram realizar o  encontro de casais com cristo ECC nos dias 16,17 e 18 de novembrode 2001 na Paróquia de São João Batista em Aruaru com o tema: Vós sois a luz do mundo” tendo assim num total de 32 Casais.

A primeira visita pastoral de nossa Paróquia de São João Batista em Aruaru foi de 7 á 10 de Novembro de 2002

E aos 03 de Fevereiro de 2007 tomou posse da Paróquia São João Batista esta porção do povo de Deus o Padre Francisco Marcelândio Teixeira Gomes, tendo sido oficializado pelo Bispo auxiliar desta Arquidiocese de Fortaleza, Dom José Luiz Ferreira Sales. E Junto a ela passaram também os Padres Marcilio Jeronimo e Francisco José Duarte de Medeiros.

Aos 01 de Novembro de 2009, na igreja Matriz de São João Batista no distrito de Aruaru, município de Morada Nova, às 19:00 horas, se deu inicio a celebração de dedicação do novo Altar de Benção da nova Sédia, do novo Ambão, do novo Sacrário e fonte Batismal da Igreja Matriz. Na presidência dessa Celebração estava o Arcebispo MetropolitanoDom José AntonioAparecido Tosi Marques, concelebrando se encontrava o vigário geral de Fortaleza MonsenhorJoão Jorge Correia Filho e o Pároco desta Igreja Padre Francisco Macelândio Teixeira Gomes; encontrava-se também presente o Diácono Francisco José Duarte de Medeiros e os seminaristas Edson e Ronaldo.

Aos 03 de Fevereiro de 2011 Realizou-se na Paróquia de São João Batista em Aruaru as 18:30 horas, missa de posse de Padre Jesus Alexandre de Almeida e da Apresentação do Vigário Padre Jean Nogueira Moreno. Estiveram presentes padres das Paróquias da Região Praia, da Região Serra e Áreas metropolitanas de Fortaleza, e demais amigos e irmãos dos Sacerdotes. A celebração foi presidida pelo Bispo Auxiliar de Fortaleza Dom José Luiz.

Padre Jesus Convida a todos para caminha juntos no mesmo objetivo, pois tem consciência de que não é o primeiro nem será o ultimo Pároco da Paróquia de São João Batista em Aruaru, por isso pede ajuda de todas as pastorais para que possa conduzir este povo o qual Deus lhe confiou a Pátria Celeste.

Faça a sua pesquisa

Os cookies nos ajudam a entregar nossos serviços. Ao usar nossos serviços, você aceita nosso uso de cookies. Descubra mais