Paróquia São Pio X, Pan Americano

Diáconos:Diácono permanente Roberto Jorge Simões Menezes
Secretárias(os):Evaniele de Vasconcelos Ribeiro

Confissões:
Sextas-feiras e sábados das 18h às 18h45min, na Matriz.

Histórico:

2/2/1971 – Dom José de Medeiros Delgado

Arquidiocese de Fortaleza, Estado do Ceará
D. José de Medeiros de Delgado
por mercê de Deus e da Santa Sé Apostólica Arcebispo Metropolitano de Fortaleza

DECRETO Nº 27
Criação da Paróquia de S. Pio X
do Pan-Americano

Valendo-nos dos poderes que nos são conferidos pelo Código de Direito Canônico, como consta pelo Cânon 1414 e pelos cânones 1426 e 1427, deliberamos erigir, como de fato erigimos pelo presente Decreto, a Paróquia de São Pio X, no bairro Pan-Americano, desta cidade de Fortaleza.
Com o parecer favorável dos Consultores Arquidiocesanos, determinamos que a nova Paróquia seja de caráter amovível.
A igreja de São Pio X fica elevada à categoria de Igreja Paroquial, com todos os direitos próprios das igrejas paróquias.
O território da nova paróquia será constituído por diferentes porções desmembradas das paróquias limítrofes, porções estas que, pelo presente Decreto, ficam automaticamente desligadas das paróquias de origem.
A Paróquia de São Pio X terá os seguintes limites:
Com A Paróquia de Salete – Começa com a linha de limite no cruzamento da Avenida Capistrano de Abreu com a rua Miguel Gonçalves; segue por esta até a Rua Papi Júnior; por esta, uma quadra, até o local onde está previsto o futuro cruzamento da Rua dos Estados. Daí segue em linha reta pelo projeto da rua dos Estados – atravessando uma vársea – até encontrar esta rua propriamente dita; por ela, até a Rua Paraná.
Com a Paróquia de São Raimundo – Da rua Paraná, a partir da rua dos Estados, até a rua Amazonas (uma quadra); pela rua Amazonas até a rua do Espírito Santo e por esta em direção ao oeste até a rua Piauí; por esta (uma quadra) até o canto da Cêrca do terreno da Base do Pici.
Com a Paróquia de Henrique Jorge – Da cêrca do terreno da Base do Pici, a partir da rua Piaui, em direção ao sul até a rua Carneiro Mendonça.
Com a Paróquia de Parangaba – Pela rua Carneiro Mendonça, a partir do canto da cêrca do terreno da Base do Pici e final da rua Lineu de Paula Machado, em direção a lesta até a Avenida Capistrano de Abreu. Daí, em direção ao norte até a rua Elvira Pinho.
Com a Paróquia de Aparecida – Pela Avenida Capistrano de Abreu, da rua Elvira Pinho, até a rua Miguel Gonçalves.
Os fiéis residentes na nova paróquia prestam obediência aos Vigários que forem nomeados para a regerem e os tenham como guias espirituais de suas almas. Auxiliem-nos em todos os trabalhos que empreenderem para maior glória de Deus.
O titular da Paróquia – São Pio X – seja sempre invocado por todos os paroquianos que providencialmente foram colocados sob sua proteção do ínclito Padroeiro.
Dado e passado nesta cidade de Fortaleza, na Cúria Metropolitana, sob o sinal e sêlo de Nossas Armas, aos 02 de fevereiro de 1971, festa da Apresentação do Senhor.

+  JOSÉ – Arc. Metropolitano

Pe. Francisco Pinheiro Landim