Regiões Episcopais realizam encontro de articulação dos Pilares

No dia 23 de março deste ano, as 9 Regiões Episcopais da Arquidiocese de Fortaleza reuniram 685 pessoas para um encontro de articulação dos Pilares. As reuniões ocorreram em lugares distintos e cada Paróquia ou Área Pastoral foi solicitada a enviar oito representantes, dois por pilar. Foram convidados a participar os párocos, vigários paroquiais, religiosos(as) que atuam na pastoral e membros dos Grupos de Trabalho locais.

Com o intuito de fortalecer os Pilares, ocorrerão outros encontros de formação e articulação organizados pela Coordenação Arquidiocesana de Pastoral em colaboração com as Comissões Arquidiocesanas dos Pilares e as Equipes dos Pilares das Regiões Episcopais para o ano de 2024. Os próximos eventos acontecerão nos dias 25 de maio, 28 de setembro e 30 de novembro.

Esses encontros têm como objetivo aprofundar a compreensão dos fundamentos teórico-pastorais dos Pilares: Palavra, Pão, Caridade e a Ação Missionária, que sustentam as Comunidades Eclesiais Missionárias. Além disso, visam monitorar, compartilhar e avaliar as atividades em nível de Região Episcopal e paroquial ou em áreas pastorais, em linha com as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora (DGAE) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil.

Essas iniciativas são importantes para promover a formação contínua dos agentes pastorais, fortalecer os vínculos comunitários e reafirmar o compromisso da Igreja em sua missão evangelizadora, buscando uma vivência mais autêntica e eficaz da fé cristã na sociedade atual.

Galeria de imagens:

Texto: Thiago Ribeiro – Serviço de Comunicação da Arquidiocese de Fortaleza – Fotos: Regiões Episcopais.