Região Episcopal Nossa Senhora da Conceição

regiao-n-sra-conceicao

Padre Daniel

A Região Episcopal Metropolitana Nossa Senhora da Conceição vive nestes primeiros dias do ano um tempo de mudanças, partidas e chegadas. Despedimo-nos de Pe. Daniel Morais de Sousa que assumiu durante quatro anos o ministério de Vigário Episcopal da Região (2010-2013). Foi também transferido da Paróquia de Messejana, passando a assumir, desde o dia 29 de dezembro de 2013, a Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Mondubim. Lembramos com carinho os Padres Jesuítas que assumiram essa Paróquia durante 33 anos (1980-2013) e que agora partem para outra missão.

Padre Élio

No dia 1 de janeiro assumiu a função de Vigário Episcopal da Região o Pe. José Élio Correia de Freitas, pároco de São Francisco de Assis, no bairro Dias Macedo. Também houve mudança na coordenação da Região.

Coordenação da Região

Foram eleitos para compor a nova Equipe de Coordenação da Região Episcopal para o biênio 2014-2015 os seguintes agentes de pastoral:

• Valnice Moreira de Lima – Ministra Extraordinária da Palavra;

• Margarida Carvalho Venâncio – da Coordenação da Catequese da Região;

• Francisco Assis Memória Soares – da coordenação da 5ª Urgência;

• Maria Lúcia Braga Marques – Coordenadora da Pastoral da Criança, Setor 46;

• Pe. Luciano Gonzaga da Silva – da coordenação da 1ª Urgência;

• José Cardoso Nunes – da coordenação da 3ª Urgência;

• José Nilson de Sousa Silva – da Pastoral da Juventude.

No dia 14 acontece a primeira reunião dessa Equipe com o Vigário Episcopal e o Secretário da Região para traçar alguns objetivos e metas a serem trabalhados durante 2014, bem como para debater sobre algumas questões pertinentes ao bom andamento da Região Episcopal. O encontro será no Centro de Formação Dom Aloísio Lorscheider, em Messejana, onde funciona a sede da Região Episcopal com sua Secretaria.

Novo pároco em Messejana

A Região acolhe com carinho Pe. Emílio César Porto Cabral, que era Vigário Episcopal da Região Sagrada Família e pároco de Guaiúba. Pe. Emílio recebeu do senhor arcebispo a provisão de pároco da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Messejana. No dia 24 de janeiro será apresentado aos católicos de Messejana para assumir essa importante missão.

Criação de nova Área Pastoral

Alegramo-nos com a criação da Área Pastoral de Mangabeira, na Paróquia de Sant’Ana e São Joaquim, no município de Eusébio. Será mais uma área pastoral em nossa Região Episcopal. No dia 15 de fevereiro, às 19 horas haverá a Missa em que Pe. Litércio Pimentel Malveira, atual Vigário Paroquial de Messejana, será apresentado aos católicos da nova Área Pastoral onde desempenhará, nos próximos anos, o ministério presbiteral.

Sistema de Informatização Paroquial

Dia 23, das 8h30min às 17 horas, haverá um encontro em nível diocesano sobre a implantação do Sistema de Informatização Paroquial. O local será o Centro de Pastoral Maria Mãe da Igreja. O encontro é direcionado aos párocos e secretários paroquiais.

Encontro de Catequese

Está confirmado para o dia 25 o primeiro Encontro com as lideranças da Catequese de Iniciação Cristã da Região. Para este momento devem participar quatro pessoas por Paróquia e Área Pastoral. Lembramos que seja reafirmado o compromisso de participação em todos os encontros neste ano de 2014, a fim de que possamos ter uma formação continuada e integrada. Neste encontro faremos o repasse do I Nordestão de Catequese que ocorreu em Maceió-AL no ano passado e traçaremos as linhas de ação da Região no que diz respeito à formação dos Catequistas tendo por base as orientações da CNBB, do Regional Nordeste 1 e da Arquidiocese.

Horário: das 08h e 30min às 11h e 30min;

Local: Seminário Seráfico, Av. Frei Cirilo, 4454 – Messejana.

Por Jocelio Sousa – Secretário da REM Nossa Senhora da Conceição.