
Projetos de vida
Ramiles Soares, articulador da PJ e do Setor Juventude da Região Nossa Senhora da Conceição, explica que o DNJ deste ano propõe que os(as) jovens pensem e comecem a escrever seus projetos de vida a partir do lema “Que vida vale a pena ser vivida?”. Ou seja, refletir e “colocar no papel” tudo aquilo que ele(a) pensa sobre o futuro dele(a), partindo de um diálogo com Deus e pensando no pessoal e no comunitário.
A intenção do Conselho Paroquial da Juventude da Paróquia do Mondubim (CPJ), órgão que está coordenando o evento, é ir até as bases, aprofundar o debate que o DNJ nos propõe neste ano. De acordo com Alan Cavalcante, um dos coordenadores do CPJ, é importante que o jovem se perceba protagonista da ação pastoral, conhecendo a sua vida e as vidas das juventudes que nos cercam.
Pré-DNJ
Como preparação para o DNJ, diversas ações voltadas para a formação e animação pastoral foram desenvolvidas. Elas ficaram conhecidas como os Pré-DNJs. Mais que apenas informar sobre o tema, os encontros preparatórios discutiram a realidade local, tendo em vista o fortalecimento da ação juvenil nessas áreas. Crismandos puderam debater sobre os atuais desafios que se apresentam aos jovens e de que forma eles podem ser promotores da vida nos espaços em que atuam.
O Grupo Paroquial de Jovens Universitários se reuniu para refletir à luz da temática do DNJ. O extermínio da juventude foi discutido de maneira dinâmica a fim de que os participantes pudessem se sensibilizar com o assunto. Jovens de mais três comunidades também fizeram o mesmo nas últimas semanas, sempre se reunindo em torno de temáticas que fazem parte do seu cotidiano.
SERVIÇO
Dia Nacional da Juventude (DNJ)
11/11 – Comemoração do Dia Nacional da Juventude (DNJ) da Região Episcopal Nossa Senhora da Conceição no Polo de Lazer do Conjunto Esperança, a partir das 17 horas.
Contato
Alan Cavalcante (coordenador do CPJ): (85) 8779.5828.
Netinha (assessora do CPJ): (85) 8819.2523.
Mais informações
https://www.facebook.com/DiaNacionalDaJuventudeDnj
https://juventudesmondubim.blogspot.com.br/
Por Ricardo Moura, Jornalista e Assessor do CPJ – [email protected].
Uma resposta
Que o DNJ da Região Episcopal Nossa Senhora da Conceição seja um momento de celebração da vida de Juventude também de fortalecimento da Campanha Nacional contra a violência e o extermínio da Juventude!