Rede Cearense realiza a 17ª edição do Feirão de Socioeconomia Solidária

Reflexões críticas sobre o consumo mobilizaram a ideia da Economia Solidária, um modo diferente de pensar e se organizar em torno do trabalho de produção, da oferta de serviços, da comercialização e das finanças baseado na democracia e na cooperação. A proposta ganhou força no Brasil e se constituiu como movimento social que luta pela mudança de perspectiva de vida em que o acúmulo de bens e toda lógica de produção em que exista injustiça social e ambiental não seja reforçada.

Para fortalecer a prática, a Rede Cearense de Socioeconomia Solidária organiza todos os anos o Feirão de Socioeconomia Solidária. Esse ano será a 17ª edição, com o tema “Construindo relações de paz e do bem viver”. O Feirão acontece entre os dias 13 e 15 de dezembro na Praça da Gentilândia (João Gentil), no bairro Benfica, em Fortaleza.

A abertura do 17º Feirão será às 17h no dia 13. No dia 14 a programação de oficinas, intercâmbios e seminários acontece de 9h às 16h; e de 16h às 21h tem comercialização e apresentações culturais. As atividades serão realizadas na Praça da Gentilândia (João Gentil) e no Instituto Federal do Ceará Campus Fortaleza, na av. Treze de Maio. No dia 15 pela manhã, fechando as atividades do Feirão, haverá uma celebração especial pelo Dia Nacional da Economia Solidária.

Sobre a RCSES

A Rede Cearense de Socioeconomia Solidária (RCSES) é um movimento sociopolítico que visa integrar produção, comercialização, consumo e finanças solidárias como um sistema harmônico, interdependente e autogestionário. Tem como missão influenciar nas Políticas Públicas, oferecer espaço democrático para a divulgação de pensamentos e experiências sobre a Socioeconomia Solidária e criar redes entre produtoras/es e consumidoras/es solidárias/os.

A Rede Cearense nasceu no ano 2000, em Fortaleza/CE, da articulação entre entidades de apoio e fomento e produtores e produtoras locais. Desde o início a RCSES sempre buscou a interiorização do movimento através dos territórios, a fim de somar forças com as organizações locais. Além de Fortaleza e Região Metropolitana (Maranguape, Maracanaú e Horizonte), atualmente as Redes/Fóruns Territoriais articulados estão presentes nas regiões: Litoral e Vale do Jaguaribe, Cariri, Crateús & Inhamuns, Sobral, Maciço do Baturité.

SERVIÇO
17º Feirão de Socioeconomia Solidária – Construindo relações de paz e do bem viver

Data: 13, 14 e 15 de dezembro de 2018
Local: Praça da Gentilândia/João Gentil (esquina da av. Treze de Maio com rua Waldery Uchôa) – Benfica, Fortaleza/CE