Projeto Rota 300

Na tarde da ultima quinta feira, 10 de março a Comissão de Juventudes da Arquidiocese de Fortaleza se reuniu, às 15 horas, no Santuário de Nossa Senhora de Fátima, no bairro de Fátima, em Fortaleza.

Este encontro foi motivado pelo Assessor Arquidiocesano de Fortaleza  e referencial de Juventude na CNBB Nordeste 1 – Pe. Watson Façanha, no qual fez apresentação do projeto Rota 300, que inspirado pelo dinamismo da JMJ Rio 2013 e pelas conclusões do Encontro de Revitalização da Pastoral Juvenil Nacional.

A reunião contou com os representes jovens e/ou adultos das regiões Bom Jesus dos Aflitos, São José, Nossa Senhora da Assunção, Obra Lumem, RCC, EJC,  Padre Ivan de Souza (Coordenador de Pastoral da Arquidiocese de Fortaleza), Padre Rafhael Maciel (Missionário da Misericórdia) e  Padre Marcos (um dos assessores da Região São José).

Após um breve momento de oração e acolhida aos presentes, passou-se a  explanação sobre o Projeto Rota 300. Padre Watson mostrou como a peregrinação está em estreita ligação, sendo um projeto nacional de evangelização das juventudes e logo em seguida tivemos um momento onde os padres juntamente com jovens apresentaram suas contribuições para que peregrinação da imagem em nossa Arquidiocese acontecesse de forma a contemplar todas as denominações que assistem a juventude.

Logo em seguida, passou-se  à elaboração de um pré-projeto (a ser organizado pelos Padre Rafhael e Padre Watson) que contemplassem as contribuições apresentadas na reunião, tentando visualizar a contemplação dos espaços geográficos e sociais relevantes, como praças, casa de privação de liberdade juvenil, escolas, universidades, movimentos e serviços de apoio, ressocialização e defesa das juventudes, bem como, paróquias cuja padroeira seja nossa Senhora Aparecida.

Ficou então pré-definido que teríamos um momento de abertura da chegada da imagem, com uma possível carreata. Já durante a peregrinação, seria viável termos um evento que pudesse reunir toda a juventude (numa espécie de vigília jovem).  Para o encerramento, faríamos um momento de despedida na Catedral Metropolitana, de forma solene, como uma Missa festiva (encerrando a peregrinação).

Foram informadas as datas já agendadas da referida peregrinação:

– dia 7 de abril na missa das 9 horas da manhã no santuário de Aparecida receberemos a imagem peregrina;

– dia 9 e 10 de abril participaremos da vigília Nacional das Juventudes com os bispos;

– dia 12 de abril logo pela manhã a imagem chegará a Arquidiocese de Fortaleza;

– dia 13 de abril iniciarão as semanas de peregrinação;

– dia 28 de maio às 18 horas na Catedral de Fortaleza acontecerá a missa de despedida da imagem e encerramento da peregrinação;

– dia 5 de junho no santuário Nacional em Aparecida, Missa de entrega oficial da imagem peregrina.

O referido pré-projeto será apresentado na próxima reunião quinta-feira dia 17 de Março, às 15 horas, no Santuário de Fátima, por Padre Rafhael e Padre Ivan. Nesta segunda reunião contaremos com a presença das demais forças jovens e da Pastoral Carcerária, na pessoa do Padre Marcos Passerini, para juntos fazermos os ajustes ligados às casas de privação de liberdade.

Fora marcada ainda, uma terceira reunião, desta vez ampliada, para o dia 29 de Março, também no Santuário de Fátima, às 19 horas. Na oportunidade, se deseja realizar o fechamento do projeto, e realizar encaminhamentos no que tange divisões de tarefas e equipes de trabalho.

Contamos com a presença de todos as representações juvenis das regiões episcopal, pastorais, movimentos, novas comunidades, padres e religiosos(as) assessores de juventude nas regiões e demais integrantes do SEJAF!

Fortaleza 14 de março 2016.

Pe. Watson Façanha – Assessor do Setor Juventude da Arquidiocese de Fortaleza

ROTA 300 reunião SEJAF ROTA #))