Prestação de contas do FDS – Fundo de Solidariedade na Arquidiocese de Fortaleza, ano 2020

O Fundo de Solidariedade nasceu  na 36ª Assembleia Geral da CNBB – Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, em 1998. Tem o objetivo de apoiar pequenos projetos que combatam a exclusão social a partir da promoção da organização dos grupos de pessoas excluídas, reforçando os laços de solidariedade entre os agentes de pastoral  e entre pastorais e organizações sociais comprometidas com a promoção humana e as transformações sociais. (Cartilha Fundo Diocesano de Solidariedade, 2009, Cáritas Brasileira, Organismo da CNBB).

A cada ano a Comissão Arquidiocesana do Fundo de Solidariedade faz a prestação de contas da administração dos recursos angariados na Coleta da Solidariedade realizada no Domingo de Ramos. No ano de 2020, excepcionalmente, devido a pandemia da COVID-19, não houve a coleta no período próprio – Domingo de Ramos – e somente no mês de novembro, juntamente com a Coleta para a Evangelização, isto por definição da CNBB – Conferência Nacional dos Bispos do Brasil.

Durante a pandemia, nenhum projeto foi encaminhado ao Fundo Diocesano de Solidariedade e os projetos aprovados em 2020 referem-se aos recursos da coleta de 2019.

A coleta de recursos econômicos é uma das ações concretas da Campanha da Fraternidade, com participação efetiva dos cristãos nas dioceses, paróquias e comunidades. Do valor total arrecadado nas coletas das missas e celebrações do Domingo de Ramos, 40% são enviados ao FNS – Fundo Nacional de Solidariedade, gerido pela CNBB. Os outros 60% são destinados ao FDS – Fundo Diocesano de Solidariedade e atendem a projetos sociais na Arquidiocese de Fortaleza.