Presidência da CNBB inicia visitas aos Dicastérios da Cúria Romana, no Vaticano, e ao Papa Francisco

Nessa semana, de 8 a 12 de janeiro, a presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) cumpre a missão anual de visitar diferentes Dicastérios da Cúria Romana, no Vaticano. Esta é a primeira vez que a atual presidência participa dessa agenda.

Integram a comitiva o arcebispo de porto alegre e presidente da CNBB, dom Jaime Spengler; o arcebispo de Goiânia e primeiro vice-presidente da CNBB, dom João Justino de Medeiros Silva; o segundo vice-presidente da CNBB e arcebispo de Olinda e Recife, dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa; e o bispo auxiliar de Brasília e secretário-geral da CNBB, dom Ricardo Hoepers.

Segundo o presidente da CNBB, dom Jaime Spengler, o momento é de “partilha, comunhão e também de solidariedade entre a igreja do Brasil e a igreja de Roma, especificamente a Santa Sé”. Até o presente momento, nessa segunda-feira, 8 de janeiro, os membros da presidência já visitaram e conheceram o Dicastério para a Cultura e a Educação e o Dicastério para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos.

“Aqui viemos viver em profunda comunhão com o Santo Padre, o Papa, mas estamos ao mesmo tempo em profunda comunhão com todos os batizados e batizadas do nosso país, porque a nossa única missão como igreja é fazer presente, visível e explícito o reino de Deus, que por um lado é dom, mas por outro é tarefa nossa torná-lo visível para que cada ser humano possa experimentar. Participe também dessa grande missão de experimentar o Reino e de explicitá-lo nos processos de evangelização”, exortou dom Paulo Jackson, segundo vice-presidente da CNBB.

Visita ao Dicastério para a Cultura e a Educação

Ao longo da semana estão previstas visitas, ainda, aos Dicastérios para a Doutrina da Fé; para os Bispos; para os Leigos, a Família e a Vida. Já o tradicional encontro com o Papa Francisco está agendado para a próxima quinta-feira, dia 11 de janeiro.

Visita ao Dicastério para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos

Fotos: Sistema Canção Nova de Comunicação/ Leonardo Vieira Leite / texto: CNBB.