Presbíteros e leigos da Arquidiocese de Fortaleza participam de encontro de Formação

Acontece de 3 a 6 de janeiro no seminário de Teologia São José, bairro Castelão, o encontro de formação para os presbíteros da Arquidiocese de Fortaleza organizado pela Comissão Arquidiocesana de Presbíteros (CAP).

O tema da formação é Igreja Missionária, à luz do Documento de Aparecida e das Diretrizes Gerais da CNBB, com destaque para as urgências da ação evangelizadora no Brasil. Com o objetivo de partilhar a fundamentação teológico-pastoral para vivenciar o triênio preparatório da comemoração do centenário de criação da Arquidiocese de Fortaleza, em 2015.

A assessoria é do padre Pedro Félix Bassini, pároco em Cachoeira de Itapemirim, Espírito Santo, tem 28 anos de ordenação presbiteral, já foi presidente da Comissão Nacional de Presbíteros e subsecretário adjunto de pastoral da CNBB Nacional, Atualmente pesquisa e escreve sobre experiências exitosas com relação à Missão e Comunidade de Comunidades.

Padre Pedro Bassini comentou que percebe um grande interesse dos padres da Arquidiocese de Fortaleza em aprofundar à temática sobre a paróquia como rede de comunidades, no intuito realizarem cada vez uma Igreja Missionaria. Ele disse ainda que os temas abordados por ele trazem elementos do Concilio Vaticano II, as Conferencias de Medelín, Puebla e de Aparecida, com um foco para as experiências da Igreja na América Latina.

Na noite de ontem, 4, aconteceu na Faculdade Católica de Fortaleza, um encontro com os leigos onde ouviram palestra sobre o tema “Paróquia Rede de Comunidades”, também assessorada pelo padre Pedro Félix Bassini.

Informações com Maria de Jesus, Sala dos Presbíteros: (85) 4005-7860

Veja fotos do encontro de formação do clero

Veja fotos do encontro de formação dos leigos