Pe. Brendan Coleman Mc Donald, C.Ss.R
Votos perpétuos: 24/9/1960
Ordenação Diaconal: 19/06/1963
Ordenação Sacerdotal: 1/19/1964
Provisão e outras atividades:
Vigário Paroquial da Paróquia Coração Imaculado de Maria em Henrique Jorge para a Área Pastoral PICI – capela S. José
Histórico Pastoral:
– 1964 – 1965 – Vigário Paroquial de São Raimundo, Fortaleza, Ceará.
– 1966 – 1967 – Vigário Paroquial, Paróquia do Prado, Diocese de Iguatu, Ceará.
– 1967 – 1968 – Vigário Paroquial, Paraíso do Norte, Prelazia de Cristalândia, Goiás.
– 1968 – 1973 – Coordenador da Pastoral Universitária na Universidade Católica de Goiás.
– Professor no Seminário Redentorista São José, Vila Aurora, Goiânia, Goiás.
– Confessor e Orientador espiritual das: Irmãs da Mãe Dolorosa e das Irmãs Franciscanas dos Pobres (Missa diária), Goiânia, Goiás.
– Vigário Paroquial na Paróquia dos Padres Redentoristas, Campinas, Goiânia.
– 1973 – 2007 – Vigário Paroquial, Paróquia de São Raimundo, Fortaleza, Ceará. Coordenador da Pastoral Universitária na Universidade Federal do Ceará até 1988;
– Professor de Filosofia na Faculdade de Filosofia da Arquidiocese de Fortaleza (FAFIFOR) – Ética, Metafísica e História da Igreja;
– Vice-Diretor do Colégio Redentorista, Fortaleza-Ceará e Professor e Ensino Religioso no Ensino Médio até 1984;
– Diretor legal do Colégio Redentorista (1979-1984), Fortaleza-Ceará;
– Administrador da Paróquia de Bom Jardim, Arquidiocese de Fortaleza, Pároco Incapacitado. Construiu a Nova Matriz em Santa Luzia da mesma Paróquia.
– Durante o período 1973-2007 foi Capelão na Capela de São José, Pici, na Arquidiocese de Fortaleza.
– Assessor da CNBB, Regional NE1 durante os últimos quase 15 anos.
– Pregou retiros espirituais para o clero diocesano de várias dioceses no Interior do Ceará.
– Assessorou muitas Assembléias Diocesanas nas Dioceses do Ceará;
– Seguindo Santo Afonso Maria de Ligouri no Apostolado da Caneta, desde que chegou aqui no Brasil publicou mais de mil artigos nos jornais: Tribuna do Ceará e Jornal O POVO. A maioria destes abordaram tópicos religiosos educacionais.
– Foi fundador e primeiro presidente do Conselho de Orientação do Ensino CONOERCE.
– Desde 1996 é co-responsável com um Pastor Batista para o programa semanal na televisão – “Falando Sério do Amor de Deus”. O programa é de meia hora de duração e há um reprise. Atualmente este programa antecede a Santa Missa todos os domingos na TVE.
É orientador espiritual de vários padres e religiosas.
Acompanha padres e religiosas psicologicamente quando estes são enviados por seus bispos ou superiores.
—–
– 11/02/2008 – Tem a Provisão de Vigário Paroquial de São Raimundo Nonato – Rodolfo Teófilo e no dia 11/02/2008 recebeu a provisão de Confessor para as Monjas Concepcionistas do Mosteiro de Fortaleza;
– 26/02/2010 – Vigário Paroquial da Paróquia Coração Imaculado de Maria em Henrique Jorge para a Área Pastoral PICI – capela S. José.