Pré-Jornada Mundial da Juventude acontece em Fortaleza em clima de alegria

O Brasil recebeu a visita do presidente da Fundação JMJ Lisboa 2023, Dom Américo Aguiar, e uma delegação do Comitê Organizador Local da Jornada Mundial da Juventude no Brasil para convidar os jovens brasileiros e ajudar a planear e preparar a participação na jornada que vai decorrer em Lisboa (Portugal), em agosto de 2023.

Entre os dias 10 e 11 de setembro a comissão chegou a Fortaleza onde celebramos a Pré-Jornada Mundial da Juventude. A religiosa Irmã Valéria Leal (Apóstola do Sagrado Coração de Jesus) Assessora Nacional da Juventude CEPJ-CNBB falou com a juventude presente sobre o tema da JMJ 2023 Lisboa: “Maria levantou-se e partiu apressadamente” (Lc 1, 39).

Dom Américo acolhendo a juventude do Ceará reunida no Colégio M. Fialho, no bairro Jacarecanga, em Fortaleza/CE, reforçando o desejo de ver a participação da juventude do Brasil na JMJ 2023, Dom Américo Aguiar valoriza a “semente” deixada no Brasil, certo de que “vamos acolher milhões de jovens em Lisboa”.

“Dou graças a Deus pela possibilidade de termos estado com os Bispos do Brasil. Ganhamos consciência daquilo que somos: somos pouquinhos, mas fraternalmente somos muitos, ao ter esta experiência na Conferência Episcopal do Brasil e por ter sido possível colocar no coração de cada Bispo a prioridade da preparação da jornada e fazer deles embaixadores da jornada, do convite a todos os jovens do Brasil”, diz o epíscopo.

“Está lançada a semente. Deus providenciará os frutos. Certamente que vamos acolher, em Lisboa, em Portugal, milhares de jovens do Brasil. É esse o objetivo da nossa visita: convidá-los olhos nos olhos e coração e coração”, reitera o bispo.

Após a Santa Missa que aconteceu no final da manhã do domingo, Dom Américo perguntou aos jovens ali reunidos, quem vinha de mais longe, e como incentivo presenteou o jovem Marlos, de Iguatu/CE, com o seu solidéu.

“Sou Marlos, faço parte do Movimento dos Focolares e coordenador do Setor Juventude da Diocese de Iguatu/CE e moro a 360km de Fortaleza. Estando no encontro com a comissão da JMJ 2023 e receber de presente o solidéu de Dom Américo e ouvir suas palavras foi de uma emoção sem tamanho. Me senti um filho muito amado, uma alegria em estar alí, de poder sentir esta presença de Deus, de compreender que o Pai nos chama, nos motiva e nos cativa a cada dia a viver a missão.”

Durante a tarde do domingo (11) a delegação do Comitê Organizador Local da Jornada Mundial da Juventude reuniu-se com lideranças juvenis e agências de viagem que estão ofertando pacotes para o evento.

Pe Watson Façanha reforça o agradecimento a todos os organizadores, colaboradores e todos os que participaram deste momento de graça e unidade e reforça a importância de seguirmos trabalhando juntos rumo a JMJ 2023, rumo a Portugal.

Fonte: Aristeu Crisóstomo (Comunicação da Pastoral Juvenil do Ceará)