Prazo final para entrega da ficha de inscrição para o seminário de abertura da 5ª. Semana Social Brasileira em Fortaleza

Os Interessados em participar do seminário de abertura da 5ª. Semana Social Brasileira (SSB) da Arquidiocese de Fortaleza podem realizar inscrição até amanhã, quinta-feira, dia 12, clicando aqui. A inscrição deve ser enviada urgentemente para os endereços eletrônicos: [email protected] / [email protected]

O Seminário de abertura acontecerá nos dias 13 e 14 de julho, no Centro de Pastoral “Maria, Mãe da Igreja”, Rua Rodrigues Júnior, 300, Centro, Fortaleza. E contará com as presenças do assessor nacional da 5ª. SSB, Cesar Sanson, do professor Leonardo Sá e Thiago Valentim. O evento terá início às 18h do dia 13 com um momento celebração.

A democratização do estado será um dos temas principais de debate e que aglutinará os eixos da Saúde Pública (drogadição, prevenção, saúde mental); Educação Pública (Política educacional, sucateamento); Sustentabilidade (impactos ambientais, resíduos sólidos e bem viver); Megaprojetos (mobilidade e moradia) e Convivência com o Semiárido (tecnologias e segurança alimentar).

A realização da 5ª SSB também atende as propostas do Plano de Pastoral a 5ª urgência, contida nas Diretrizes da Ação Evangelizadora da Igreja, que se refere às consequências sociais, no sentido de trabalhar para a vida plena do povo.

A 5ª semana acontecerá do dia 31 de agosto a 7 de setembro culminando com o Grito dos(as) Excluídos(as) 2012.

A Semana Social Brasileira (SSB)

A realização das semanas sociais conta com o apoio de diversos atores e setores da sociedade desde o início dos anos 90. Ela aglutina essas forças além de partilhar suas experiências do “Bem Viver”. Esse ano a democratização do estado no Brasil, a partir das estruturas políticas, econômicas, sociais, culturais, será um dos pilares de reflexão da 5ª SSB. Mais do que discutir o Estado pretende-se discutir a sociedade promovendo a participação dos pobres e excluídos na construção de um país justo, democrático, solidário e sustentável. A SSB é um evento da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e é organizado pela Comissão Episcopal Pastoral para o Serviço da Caridade, Justiça e a Paz.

Contatos: Jeane Freitas, Comunicadora Popular da Cáritas Regional (85) 87689565 ou Francisco Vladimir, Assessor de Comunicação da 5ª. Semana Social Brasileira e do Secretariado de Pastoral da Arquidiocese de Fortaleza).