Por uma comunicação ampla e que oportunize o encontro: CNBB na Assembleia da Signis

“É necessário restituir à comunicação uma perspectiva ampla e a oportunidade de encontro, uma visão humanista”, afirmou o bispo auxiliar de Belo Horizonte (MG) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Joaquim Giovani Mol Guimarães, durante palestra de abertura da III Assembleia Geral da Signis Brasil, realizada entre os dias 29 de novembro e 1º de dezembro, em São Paulo (SP).

O presidente da Comissão para a Comunicação, dom Joaquim Mol

Dom Joaquim Mol abordou o tema “Somos membros uns dos outros: a comunicação a serviço da Igreja no Brasil com incidência na sociedade”. Em sua reflexão, falou da necessidade de iluminar a sociedade. “Nós podemos comunicar luzes, mas também podemos comunicar trevas. ‘Somos membros uns dos outros’ é a expressão de uma realidade que ainda precisa ser ampliada. Ser um só corpo, de modo que a Signis seja um sinal pleno de unidade”, destacou.

De acordo com o assessor da Comissão para a Comunicação da CNBB, padre Tiago José Sibula Silva, a presença dos representantes da Conferência na assembleia foi muito importante para uma maior aproximação entre a CNBB e a Signis Brasil. “A nossa presença fortaleceu e estreitou esses laços, o que permitiu vislumbrar novos horizontes para a Igreja no Brasil. Esta comunicação em rede é o desejo da Signis Brasil e também da CNBB”.

A expectativas é que, nos próximos anos, sejam desenvolvidos projetos em comum entre a CNBB e a Signis Brasil, o que reforça o presidente eleito da associação de comunicação católica, Alessandro Gomes:

A Signis é uma parte da Igreja em saída, como nos pede o Papa Francisco; digo isso pois temos o dever de trabalhar para potencializar o anúncio do Evangelho e contribuir na construção da justiça e da paz. Entendo que ninguém trabalha sozinho, ninguém pode ser fechado em si mesmo, por isso queremos trabalhar juntos com todos os organismos que tenham o mesmo objetivo. Nesse sentido, eu destaco a CNBB, ela é a nossa norteadora e a voz da Igreja de Jesus Cristo aqui no Brasil. Quero que caminhemos juntos”, afirmou Alessandro.

Agradecido pela presença de dom Joaquim Mol e de padre Thiago Silva, Gomes ressaltou que “tal ato demonstra um forte sinal de união e de pastoreio”. O novo presidente da Signis Brasil atua como diretor executivo da Rede Católica de Rádio no Espírito Santo (RCR/ES) e como membro da comissão editorial da Revista Vitória, além de ser professor de Produção de Rádio e de Teoria da Comunicação no curso de Publicidade e Propaganda da Faculdade Novo Milênio – FNM. Até este ano, foi 1º vice-presidente da RCR.

Nova Presidência da Signis Brasil: Alessandro Gomes, Osnilda Lima, Luís Marques e frei Romanini | Foto: RCR

Eleitos
Também foram eleitos para a diretoria da Signis Brasil com mandato até 2022:

• Osnilda Lima, da Cáritas, como vice-presidente;
  • Luís Marques, da Revista Cidade Nova, como secretário;
  • Frei João Romanini, da Rede Tua, que será o responsável pela tesouraria.

Associação
A Signis é uma associação católica internacional, com reconhecimento Pontifício. Foi iniciada em 2001 com a convergência das associações católicas anteriores, relativas à imprensa, cinema e vídeo, rádio, televisão e profissionais da comunicação.