Pilar da Caridade é a temática debatida no Conser do Regional Nordeste 1

Durante os dias 06, 07 e 08 de junho foi realizado o Conselho Episcopal Regional do Nordeste 1, na casa de retiro das irmãs Josefinas, em Cajazeiras, em Fortaleza (CE). A temática trabalhada nesta edição do Conser foi: “Caridade, a serviço a vida plena”, e lema: “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele”, tendo a assessoria de Frei Dotto, da Comissão Sociotransformadora da CNBB.

O objetivo central é “partilhar e aprofundar a realidade sobre o pilar da caridade no regional Nordeste 1, identificando as ações desenvolvidas em nível diocesano e regional, segundo as Diretrizes Gerais da Ação evangelizadora da Igreja no Ceará”.

“A ação social não é algo exclusiva das pastorais sociais, ou das pastorais sociotransformadoras, mas é missão de todos nós. Continua sendo um grande desafio. Temos visto crescimentos, em muitas comunidades, nova comunidades, quem despertam na dimensão social”, refletiu dom Vasconcelos em sua saudação de abertura do Conser.

A preparação do Conser se deu em 3 etapas, que foram:

• 1º etapa: Composição da equipe e elaboração do Mapeamento do Pilar da Caridade para ser enviado as dioceses;
  • 2º etapa: Os Mapeamentos foram respondidos pelas comissões diocesanas e encaminhados ao regional;
  • 3° etapa: Síntese final do relatórios recebidos.

Oração e visitação ao “Espaço da Caridade”

A Comissão de Liturgia preparou a Oração em torno do “Espaço da Caridade”, onde cada diocese, pastoral apresentaram as ações desenvolvidas ao longo da caminhada de 2020-2022. A Oração do Oficio Divino das Comunidades foi a motivação oracional preparada pela equipe. As apresentações contaram com a exposição de fotos, painéis, banners entre outros meios.

Acolhida ao Monsenhor Geraldo

Dom Vasconcelos, presidente do regional, deu boas vindas ao monsenhor Geraldo Freire em nome de todos os membros do Conser, “saudamos de uma maneira muito especial ao monsenhor Geraldo”, falou o bispo de Sobral.

Logo pela manhã monsenhor Geraldo falou sobre sua alegria em está presente na reunião do Conser e “de ver quanto o regional tem ações voltadas para o campo social”.

Acompanhe as imagens: https://www.facebook.com/cnbbne1/

Com informações do regional Nordeste 1