Pastoral dos Migrantes de Fortaleza

Coordenadora:

Irmã Idalina Pellegrini, mscs

Quem somos

O Serviço Pastoral dos Migrantes – SPM, é uma das ações da Igreja no mundo. É uma ação específica da Igreja a serviço das pessoas que migram e necessitam de acolhida. Tem como centralidade a pessoa do migrante e a defesa de seus direitos, independente de raça, credo, cultura, gênero.

É uma Pastoral Social, que integra a Comissão Episcopal pra o Serviço da Caridade, Justiça e Paz e o Pastoral da Mobilidade Humana da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Sua inspiração vem  da Campanha da Fraternidade de 1980, voltada para os migrantes com o Lema era “Para onde vais”.  Na Arquidiocese de Fortaleza o Serviço Pastoral dos Migrante,  iniciou  as atividades em 1995, com as Irmãs Missionárias Scalabrinianas a convite de  Dom Aloísio Lorscheider.

A ação do SPM nasce da prática de Jesus Cristo,  expressa no Evangelho “Eu era migrante e tu me acolhestes”. Mt, 25,35.  Atualmente este serviço pastoral é assumido por pessoas sensíveis à causa da migração. Desenvolve-se com o conjunto de práticas participativas e articuladas para produzir informações/conhecimentos e gerar ações libertadoras.

MISSÃO –  Construir processos organizativos, defender os direitos humanos, econômicos, sociais, culturais, religiosos e ambientais, sendo presença inculturada e profética no enfrentamento da migração forçada. Este serviço  se realiza através da FIA – Formação, Incidência e Articulação.

Ação Pastoral

Nossa ação, como Igreja se fundamenta nas palavras de PAPA FRANCISCO, que convoca a todos a promover a cultura do encontro e a articular-se à volta de quatro verbos fundados sobre os princípios da doutrina da Igreja: ACOLHER, PROTEGER, INTEGRAR E PROMOVER.

• Acolher: oferecer a migrantes e refugiados possibilidades mais amplas de entrada segura e legal nos países de destino.
  • Proteger: propiciar ações em defesa dos direitos e da dignidade dos migrantes e refugiados, independentemente da sua situação migratória;
  • Promover: empenhar-se para que os migrante e refugiados tenham condições para se realizar como pessoas em todas as dimensões que compõem a humanidade;
  • Integrar: oportunizar o enriquecimento intercultural dos migrantes e da comunidade que os acolhe;

“Os migrantes são nossos irmãos e irmãs em busca de uma vida melhor, longe da pobreza, da fome, da exploração e da injusta distribuição dos recursos do planeta, que devem ser compartilhados equitativamente por todos”. Papa Francisco