Caminhada Penitencial

Tudo sobre a 13ª Caminhada Penitencial

Escola Pastoral Catequética – ESPAC

A ESPAC funciona na Faculdade Católica de Fortaleza
Rua Tenente Benévolo, 201 – Centro
Fone: (85) 99965-6584
[email protected]

Horário de funcionamento:
Terças, quartas e quintas-feiras de 15h às 21h

Redes sociais:
Facebook e Instagram

Espac – O que é?

 ESPAC é uma Instituição da Arquidiocese de Fortaleza, criada em 1970, que oferece uma formação sistemática aos Agentes de Pastoral Catequética e demais Pastorais.

Antes de 1970, a ESPAC não tinha ainda um caráter de escola, era um curso de catequese oferecido a religiosas de diferentes congregações, e ministrado nas dependências do Colégio Imaculada Conceição.

Em 1970, por iniciativa de Dom Miguel Câmara, então Bispo auxiliar e com o apoio de Dom José Delgado, Arcebispo de Fortaleza, o curso passa a ser ministrado no Seminário da Prainha e abre espaço para a formação dos leigos. Tal iniciativa foi decorrente da abertura provocada pelo Concílio Vaticano II, que compreende a Igreja como Povo de Deus, toda ela ministerial e chamada a uma presença atuante no mundo.

A Igreja de Fortaleza assume desta forma, o compromisso de possibilitar maior formação aos agentes de pastoral leigos e pouco a pouco o curso vai se estruturando como escola fundamentando sua ação nos Documentos da Igreja.

Algumas pessoas foram de fundamental importância para a criação da ESPAC: Ir. Inês de Barros Leal, Pe. Paulo Pontes, Pe. Luís Uchoa, Pe. Antônio Sidra e Pe. Antônio Suzenito que era a pessoa de referência como primeiro Coordenador da escola.

De 1986 a 1995, Ir. Elisabeth Stümpfler assume a coordenação da ESPAC dando-lhe um novo impulso, fortalecendo o seu caráter de escola e diversificando as modalidades de formação, com ênfase para a Pastoral Catequética.

De 1995 a 2018 Maria Brands e Vanda Martins assumem a coordenação da ESPAC, e continuam alimentadas pelo mesmo espírito de fé e coragem, sua missão de oferecer formação a Educadores da Fé, desenvolvendo intensas atividades para atingir inúmeras comunidades e pessoas.

De 2018 a 2022 Fernando Paixão e Elenir Pereira são eleitos para a coordenação, mantendo e fortalecendo a formação nas dimensões bíblica, litúrgica e catequética.

Atualmente pe. Bruno Moreira e Fernando Paixão assumem a coordenação da ESPAC.  

1. MÍSTICA DA ESCOLA

A fé e a adesão ao Projeto de Jesus e o compromisso de anunciá-lo e ser sinal visível da presença de Deus na sociedade. É o Espírito de Deus que nos move para trabalharmos a formação dos catequistas enraizada no Evangelho, na justiça e na solidariedade aos mais necessitados, semeando entre nós os sinais do Reino de Deus.

2. OBJETIVO GERAL

Proporcionar às pessoas interessadas, uma formação integral nas várias dimensões de sua vida, da vida da Igreja e da Sociedade, a fim de responder as exigências de sua missão evangelizadora na Igreja e no mundo.

3. OBJETIVOS ESPECÍFICOS

– Oferecer aos Agentes de Pastoral Catequética uma formação sistemática, para que possam assumir de forma convicta o seu ministério profético na comunidade.

– Promover cursos específicos para Catequistas que acompanham grupos de níveis diferentes (crianças, jovens e adultos)

– Oferecer formação bíblico-teológica, humano-social e pastoral, com base nos documentos da Igreja, provocando a interação teoria e prática, Fé-Vida.

– Ser para todos um espaço de estudo, reflexão e espiritualidade com momentos celebrativos, de vivência comunitária para um crescimento de fé pessoal em vista de uma atuação catequética eficaz.

4. PRINCÍPIOS ORIENTADORES DA NOSSA AÇÃO:

-Favorecer a vivência da partilha do saber, do trabalho, da amizade, do companheirismo, entre todos que fazem a escola.

-Servir a comunidade, assumindo a missão evangelizadora do povo de Deus com generosidade e disponibilidade em todas as ações desenvolvidas.

-Acolher a todos com simplicidade e sinceridade, respeitando as diferenças e estimulando a mesma capacidade nos que buscam a formação.

-Estimular a participação na vida da escola, para os momentos de convivência, estudo, lazer, espiritualidade e avaliação, fortalecendo o espírito de pertença ao grupo.

-Orientar a formação em vista de um engajamento mais consciente na Igreja e na sociedade, alimentando a esperança de um mundo melhor.

-Assumir a missão com responsabilidade e fidelidade ao Projeto de Jesus, em comunhão com a doutrina e as orientações do magistério da Igreja Católica. Testemunhar com a nossa vida aquilo que ensinamos.

PROFESSORES:

Antônio Pinto de Almeida
Graduado em Filosofia.
Área de Atuação: Dinâmica de Grupo

Maria Alexsandra Mesquita Braga:
Formação em Catequese e Liturgia
Área de Atuação: Liturgia e Catequese

Maria Erivan Ferreira da Silva
Graduada em Teologia
Área de Atuação: Liturgia e Catequese

Pe. Alex de Brito Sátiro
Graduado em Filosofia, Teologia e Biologia
Área de Atuação: Liturgia, Bíblia e Humanas

Pe. Bruno Moreira Rodrigues
Graduado em Pedagogia. Bacharel em Teologia e Filosofia, especialista em Catequese e Mestrando em Teologia  Sistemático Pastoral.
Área de Atuação: Catequese, Bíblia e Liturgia

Pe. Emílio José Castelo Ferreira
Graduado em Filosofia e Teologia; Mestre em Economia
Área de Atuação: Liturgia

Pe. José Élio Corrêia de Freitas
Graduado em Filosofia, Teologia e Psicologia
Área de Atuação: Liturgia e Psicologia

Tânia Maria Couto Maia
Graduada em Letras e Teologia; Mestre em Teologia Bíblica,
Doutora em Bíblia
Área de atuação: Bíblia

     

Faça a sua pesquisa

Os cookies nos ajudam a entregar nossos serviços. Ao usar nossos serviços, você aceita nosso uso de cookies. Descubra mais