Centro de Defesa e Promoção dos Direitos Humanos – CDPDH

Web site: www.cdpdh.org.br

Responsável:  Pe. Francisco Bezerra do Carmo

O que é?

O Centro de Defesa e Promoção dos Direitos Humanos da Arquidiocese de Fortaleza (CDPDH), é uma entidade autônoma, sem fins lucrativos, apartidária, de caráter pastoral, tendo sede e foro na cidade de Fortaleza-CE. Foi criado em 1982, por decisão da Assembleia Arquidiocesana de Pastoral.

O CDPDH é uma organização de defesa e promoção dos Direitos Humanos que atua na região metropolitana de Fortaleza, em ações de extremo interesse dos menos favorecidos da cidade, colocando-se como instrumento de luta pela conquista da cidadania plena, na perspectiva da construção de uma sociedade justa, fraterna e solidária.

Objetivos

*Assumir a defesa dos grupos comunitários oprimidos, injustiçados, sem voz e sem vez.
*Defender e promover a justiça e a paz, os direitos e deveres fundamentais da pessoa humana, do cidadão, da família, no sentido de formar comunidades livres e solidárias.
*Atender os problemas de terra e moradia de interesse das comunidades carentes, em colaboração com outras entidades.
*Apoiar as comunidades organizadas ou em processo de organização, para a construção de uma sociedade justa e fraterna.
*Apoiar as questões de interesse dos povos indígenas.
*Defender o meio ambiente em todos os seus aspectos, exigindo e conscientizando a coletividade do seu dever de preservá-lo para as presentes e futuras gerações.
*A Defesa e a Promoção dos Direitos Humanos preferencialmente dos pobres e excluídos, definindo prioridades de ação, a cada três anos.

Trabalhos Desenvolvidos

Temática terra e moradia
A equipe do CDPDH que atua nesta temática definiu como prioridade a assessoria às famílias das Áreas de Risco de Fortaleza, (ocupação desordenada em espaços impróprios para o habitat: margens de rios e lagoas, áreas de linhas férreas, áreas próximas às indústrias petrolíferas, áreas sob alta tensão elétrica, prédios abandonados e dunas), para que tenham uma consciência organizativa, reivindicatória e auto-estima suficientes para lutarem e conquistarem condições dignas de moradia.

Eixos de ação do CDPDH em Áreas de Risco

Estudos, pesquisas, levantamento da situação das famílias nas áreas;
Acompanhamento, capacitação e assessoria às lideranças;
Ação de pressão e proposição junto aos poderes Executivo (municipal e estadual), Legislativo e Judiciário;
Banco de dados sobre habitação popular;
Articulação da sociedade civil em torno da problemática das áreas de risco.

Temática Indigenista

A equipe temática indigenista atua acompanhando e dando assessoria jurídica e organizacional a três povos indígenas da região metropolitana de Fortaleza: Tapeba (Caucaia), Pitaguary (Maracanaú) e Jenipapo-Kanindé (Aquiraz). Atua também acompanhando a articulação dos indígenas do Ceará.

Eixo de ação da temática indigenista

Luta pela demarcação da terra, natureza e cultura dos povos indígenas;
Promoção e fortalecimento da autonomia dos povos indígenas