Pastoral Juvenil do Regional Nordeste 1 realiza assembleia em Fortaleza

Com o tema “Coragem, sou eu, não tenhais medo.” Mc 6,50, a Pastoral Juvenil do Regional CNBB Nordeste 1 / Ceará, realizou entre os dias 11 e 13 de Fevereiro a Assembleia Regional da Juventude contando com a presença das representações das nove dioceses e das diversas expressões juvenis do Estado do Ceará, reunidas da Arquidiocese de Fortaleza, puderam partilhar as realidades diocesanas e as muitas experiências vivenciadas ao longo deste último ano, bem com refletir e planejar os passos da evangelização da juventude a luz do sínodo.

Toda a Igreja está convocada pelo papa Francisco a percorrer o caminho rumo ao Sínodo (outubro 2023): “Para uma Igreja sinodal: comunhão, participação e missão”. Assim, ele “convida a Igreja inteira a se interrogar sobre um tema decisivo para a sua vida e a sua missão: “O caminho da sinodalidade é precisamente o caminho que Deus espera da Igreja do terceiro milênio”

Dom Júlio César Souza de Jesus, Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Fortaleza e Referencial da Juventude pela CNBB NE 1, ressaltou a importância da participação e da escuta jovem, atentos ao dinamismo da juventude, citando a Exortação Apostólica Pós-Sinodal / Christus Vivit, lembrou que somos chamados a sermos uma juventude viva, que saí ao encontro do outro e caminha com ele, abraçando as diferenças e formando a unidade.

Sobre as mídias digitais Dom Júlio César recordou que antigamente a juventude se encontrava para se informar nas praças, hoje as praças são as telas dos celulares, isso evidencia o dinamismo da juventude que precisa ser acompanhado com atenção, apesar dos aspectos positivos não podemos nos esquecer de algumas realidade presentes neste meio virtual como a facilidade na propagação de fakenews, Cyberbully, o isolamento e a perca da vivencia social.

Durante a Assembleia os jovens das diversas expressões puderam partilhar suas experiências, a Jovem Brenda Alanna, responsável pela comunicação do Setor Juventude da Diocese de Quixadá compartilha que a Assembleia Regional “nos faz conhecer um pouco mais a realidade do outro jovem. É um momento necessário de escuta, de falar e expressar nossos anseios, angústia, alegrias. É partilha, unidade! Eu Amei muito, cada vez mais estar inteirado, formado, é muito bom e frutuoso!”

Ao Concluir a percebemos o anseio por unidade, como diz o tema do DNJ 2021 – “Que sejamos um!”, todos os jovens saíram animados e entusiasmados para efetivar o processo de evangelização nas nossas igrejas particulares e de modo especial viver a sinodalidade que nos é pedido hoje na igreja, comunhão, participação e missão, que possamos ser jovens edificados e enraizados em Cristo Jesus, concluiu o Assessor Adulto da CEPJ NE e Articulador Regional do EJC NE I Narieudes Lima.

Está em ti, está contigo e jamais te deixa. Por mais que te possas afastar, junto de ti está o Ressuscitado, que te chama e espera por ti para recomeçar. Quando te sentires envelhecido pela tristeza, os rancores, os medos, as dúvidas ou os fracassos, Jesus estará a teu lado para te devolver a força e a esperança.

Cristo Vive e quer-te vivo!

Aristeu Crisóstomo

Pastoral Juvenil CNBB Nordeste 1