Pastoral Familiar: inscrições abertas para especialização na PUC Minas

O curso é de Pastoral Familiar, mas proporcionará aos estudantes uma visão atualizada de assuntos gerais da vida pastoral da igreja, principalmente em relação às questões que envolvem o tema da família.
A Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais em parceria com a Comissão Episcopal para a Vida e a Família da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) está com as inscrições abertas para o curso de pós-graduação em “Pastoral Familiar”. Os interessados deverão se inscrever até o dia 24 de fevereiro.

O curso abordará questões relacionadas à Pastoral Familiar de maneira ampla. O objetivo é favorecer a criação e estruturação de Pastorais Familiares nas arqui/dioceses do Brasil; formar agentes de pastoral para o trabalho nas comunidades. Além colaborar com a Comissão Episcopal para a Vida e a Família da CNBB, em sua missão de “evangelização e promoção humana e social das Famílias” bem como promover, articular e congregar o desenvolvimento da Pastoral Familiar.

Para o assessor da Comissão Episcopal para a Vida e a Família da CNBB, padre Jorge Alves Filho, o curso é a oportunidade de estar preparado para responder às expectativas e questionamentos do mundo atual, uma vez que, hoje precisamos dar respostas mais claras e evidentes às demandas que surgem, principalmente no campo da moral sexual e da família. “O intuito é justamente o de ter no Brasil pessoas que, em sintonia com a igreja, ajudem na formação de uma consciência mais humana das questões polêmicas e tenham respostas melhor elaboradas”. O curso é de Pastoral Familiar, mas proporcionará aos estudantes uma visão atualizada de assuntos gerais da vida pastoral da Igreja, principalmente em relação às questões que envolvem o tema da família. “Uma vez que a família é uma instituição pensada por Deus, precisamos estar sempre preparados atualizados para defendê-la”, destaca o assessor.

A formação é destinada a profissionais com formação superior como agentes de pastoral em geral, agentes de pastoral familiar, interessados na relação famílias / religião, lideranças, profissionais que lidam com a questão familiar e possuem interesse em compreender a perspectiva pastoral ou agir em diálogo com as religiões, comunidade em geral. Neste sentido, o curso se propõe a qualificar os agentes de pastoral em três níveis: bíblico, teológico-pastoral e sócio antropológico. As aulas terão início em abril de 2017, com término previsto para março de 2018.

Metodologia

O conteúdo programático inclui os seguintes temas: Introdução à Sagrada Escritura; Introdução à Pastoral; Pastora Familiar; Desafios pastorais: casos especiais; Acolhimento, aconselhamento e escuta familiar; Família na Bíblia e nos documentos da Igreja; Espiritualidade Familiar; Teologia do corpo, da sexualidade e do prazer; Sacramentos e vida familiar; Teologia Moral; A Família na História; Psicologia e Família; Desafios contemporâneos à Família, dentre outros.

Informações:

Coordenação do curso: Carlos Frederico Barboza de Souza – Doutor – [email protected]
Secretaria: [email protected]
Telefones: (31) 3319-4102/ 3319-4540/ 3319-4444