Pastoral dos Migrantes realiza visita missionária em Horizonte (CE)

No dia 27 de abril, a equipe da Pastoral dos Migrantes arquidiocesana realizou uma visita missionária na Comunidade Nossa Senhora Aparecida, município de Horizonte. A oração de acolhida e envio com os missionários e missionárias teve como palavra inspiradora: “Alarga o espaço de tua tenda” (Is, 52). Os missionários(as) dois a dois foram enviados  nas casas onde fizeram a escuta, oração e benção como Francisco na Evangelii Gaudium nos convida: “Com obras e gestos, a comunidade missionária entra na vida diária dos outros, encurta as distâncias, abaixa-se… Os evangelizadores contraem assim o «cheiro de ovelha», e estas escutam a sua voz”.

Houve a oficina de bolsas de papel e a celebração com a comunidade após o almoço mostram como a missão vai além das palavras, envolvendo ações práticas e momentos de comunhão. A distribuição de plantas medicinais também é uma maneira bonita de promover o cuidado com a saúde e a conexão com a natureza, lembrando-nos da importância de preservar nossa casa comum.

Oficina de bolsa de papel

As famílias que moram nesta comunidade são provenientes de municípios do interior do Ceará que chegaram nos últimos anos, atraídas por trabalho nas indústrias ai instaladas. A Paróquia São João Batista em Horizonte, há 28 anos acolheu a Pastoral dos Migrantes, missão coordenada pelas Irmãs Scalabrinianas na Arquidiocese de Fortaleza a convite de Dom Aloísio Lorscheider.

A equipe de agentes local junto ao Pe. Antônio Raimundo de Souza Rodrigues, que esteve no  inicio da missão, mantem viva esta ação missionária. Somos chamados(as) a viver a  amizade social que é a nossa “vocação para formar uma comunidade feita de irmãos que se acolhem mutuamente e cuidam uns dos outros” (FT,n.96).

Galeria de imagens:

Texto e fotos: Irmã Idalina Pellegrini, mscs.