Pastoral da AIDS do Regional NE 1 realiza Vigília Pelos Mortos de Aids

No terceiro domingo de maio (19), a Pastoral da Aids da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) realiza a vigília pelos mortos de Aids.

A Vigília pelos mortos de Aids é um movimento internacional que iniciou em maio 1983. Um grupo formado por mães, parentes e amigos de pessoas que morreram por causa do HIV, organizou, em Nova Iorque, a Primeira Vigília Pelos Mortos da Aids. Este ano a vigília traz o tema “Intensificar a luta pela vida, saúde e direitos! ”, expressão que coloca em comunhão as pessoas que faleceram e estão na presença de Deus, com aquelas que cuidam da vida e buscam que os direitos humanos sejam respeitados.

Na 36ª Vigília é preciso “intensificar a luta pela vida, saúde e direitos”:

Reduzindo estigmas e preconceito; Garantindo acesso à prevenção, cuidado e tratamento; Promovendo justiça social e econômica; Ampliando o engajamento e solidariedade na resposta ao HIV/aids. A Igreja, mobilizada pela Pastoral da Aids e por instituições comprometidas com a causa, dá sua contribuição promovendo a solidariedade. Lembra, ao mesmo tempo, que a morte não é a última palavra sobre o humano. Cristo ressuscitou para que os sinais da morte se transforme em sinais de vida.

Segundo dados da Unaids, órgão das Nações Unidas para as questões de Aids, há no mundo 36 milhões de pessoas vivendo com HIV. É importante recordar que mais de 35 milhões já faleceram. E continuam a morrer… Realidade que toca muito mais do que os que morrem: famílias, filhos, mães… No Brasil, mais de 926.000 pessoas já foram atingidas e mais de 327.000 já faleceram por causa da Aids. O Ceará é o estado já são 30 mil casos de Aids, e só em 2018 280 óbitos.

A Pastoral da Aids, como serviço da Igreja Católica, segue os passos do mestre Jesus e sonha em vida e saúde para todos. O sonho é que não haja mais infecções pelo HIV e que as pessoas já infectadas e que vivem com Aids sejam acolhidas, acompanhadas e tenham qualidade de vida garantida. “Eu vim para que todos tenham vida e a que a tenham em abundância” diz Jesus.

No Regional Nordeste 1 acontecerá a vigília  nas (arqui)dioceses, nos horários abaixo:

Arquidiocese de Fortaleza
8h, Missa na TV Ceará.
17h, Missa na Paróquia Santo Antônio de Pádua – Maraponga Fortaleza.

Diocese de Tianguá
19h, Missa Sé Catedral de Senhora Santana – Tianguá.

Diocese de Sobral
19h, Paróquia Nossa Senhora da Conceição – Meruoca CE.

Diocese de Limoeiro do Norte
19h, Missa Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem – Itaiçaba CE.

Diocese de Iguatu
18h, Paróquia Nossa Senhora do Perpetuo Socorro – Iguatu CE.

Diocese de Quixadá
19h, Paróquia Santo Antônio Quixeramobim – CE

Diocese de Crato
8h, Paróquia São Raimundo Nonato – Várzea Alegre.
9h, Sé Catedral Nossa Senhora da Penha – Crato.
9h, Santuário São Francisco das Chagas  –  Juazeiro.
17h, Paróquia Nossa Senhora de Lourdes – Juazeiro.
19h, Paróquia São Vicente Ferrer  – Lavras da Mangabeira.
19h, Paróquia Nossa Senhora das Dores – Jamacaru / Missão Velha.

Fonte: Site Regional Nordeste I da CNBB