Pastoral Afro: Semana da Consciência Negra na Arquidiocese de Fortaleza

Programção-da-Semana500A Semana da Consciência Negra tem como objetivo refletir, aprofundar o quadro de realidade das negras e negros hoje e valorizar a cultura afro-brasileira com apresentações de dança, canto, e outras expressões culturais, como a capoeira e a religião.

A Semana Afro é uma realização da Arquidiocese de Fortaleza, através dos seguintes grupos: GRENI – Grupo de Religiosos Negros e Indígenas – CRB/Fortaleza; Pastoral Afro, da Paróquia Santo Antônio de Pádua, no bairro Jardim Iracema; Pastoral Afro, da Paróquia São Francisco de Assis, no bairro Conjunto Palmeiras; Paróquia Nossa Senhora das Dores, bairro Otávio Bonfim.

Programação

De 17 a 25 (durante o dia): Atividades, exposição e atrações com o objetivo de mostrar o legado da cultura negra na literatura, artes e educação. Local: Associação Maracatu Nação Iracema.

Dia 17, às 10h: Diálogo estruturado “dança da capoeira” (Brasil x Africa) – Associação Cultural Zumbi. Local: UMJIR – Rua Arimatéia Cisne, 34 – Jardim Iracema.

Dia 19, às 19h: Celebração afro presidida por Dom Rosalvo Cordeiro de Lima, bispo auxiliar da Arquidiocese de Fortaleza. Local: Paróquia São Francisco de Assis, no Conjunto Palmeiras.

Dia 20, às 19h30min: Celebração afro presidida por Dom Rosalvo Cordeiro de Lima, bispo auxiliar da Arquidiocese de Fortaleza. Local: Paróquia Santo Antônio de Pádua, bairro Jardim Iracema.

Dia 23, às 14h: I Encontro de quilombo urbano. Local: Igreja Nossa Senhora das Dores, bairro Otávio Bonfim.

Dia 24, domingo à tarde: Sessões de cinema sobre negro, apresentações de teatro, dança afro e capoeira abertas ao público. Local: União dos Moradores do Jardim Iracema – UMJIR.

Dia 26, às 19h30min: Diálogo estruturado “Cultura Negra”, com José Maria de Paula Almeida, da Comissão Cearense de Folclore do Estado do Ceará. Local: União dos Moradores do Jardim Iracema – UMJIR.

Informações com Cristina França, (85) 8750. 2708, ou Ir. Aline (85) 9679.8663

Uma resposta

1. Olá, sou católico afrobrasileiro e gostaria de saber: onde fica a Pastoral Afro aqui em Fortaleza?