Pascom-Brasil divulga a identidade visual do 57º Dia Mundial das Comunicações Sociais; o vencedor é um jovem paulista

A celebração do 57º Dia Mundial das Comunicações Sociais já tem identidade visual escolhida após realização do quarto concurso. Phelipe de Carvalho Souza atua na Paróquia Imaculada Conceição, na cidade de Cruzeiro, e coordena a Pascom na Diocese de Lorena, estado de São Paulo, regional Sul 1 da CNBB. O jovem designer se inspirou no Evangelho citado pelo Papa Francisco na mensagem deste ano: “o homem bom, do bom tesouro do seu coração, tira o que é bom; e o mau, do mau tesouro, tira o que é mau; pois a boca fala da abundância do coração”. O cartaz escolhido pela comissão julgadora irá ilustrar todas as peças para o Dia Mundial das Comunicações Sociais que, neste ano, será celebrado no dia 21 de maio.

Phelipe contou que é a primeira vez que participa do concurso. “Quando foi lançado o tema da mensagem do Papa para o DMCS deste ano, tive a ideia e resolvi me inscrever. A inspiração veio sobretudo de uma frase do evangelho que o Papa Francisco usa na mensagem ‘a boca fala daquilo que o coração está cheio’. Essa é uma motivação que eu levo pra minha vida, uma das passagens que mais gosto no Evangelho. Então, eu não podia deixar de participar. Mas sendo sincero, jamais achei que teria chance.”

O bispo diocesano de Lorena (SP), dom Joaquim Wladimir Lopes Dias, manifestou, por meio de mensagem, a alegria pela notícia.

“É uma grande alegria para toda a diocese, e uma grande motivação para todos os agentes da Pastoral da Comunicação de nossa diocese. A vitória tem um caráter de unidade, ou seja, o ministério desenvolvido nesta diocese não é algo que fica restrito à está igreja particular, mas está a serviço da Igreja do Brasil.”

Acolher, escutar e falar

Phelipe Carvalho coordena a Pascom na diocese de Lorena e o GT Formação no Regional Sul 1 da CNBB. | Foto: arquivo pessoal.

Sobre o processo criativo, o designer partilha que buscou expressar que do nosso coração pode brotar muitas coisas boas, basta saber qual a estrada que abre esse caminho. “No centro, a pessoa de Jesus, representado na cruz, nos oferece o modelo claro de tudo aquilo que precisamos plantar em nós para oferecer bons frutos”, destacou.

Ainda sobre a mensagem, Phelipe comenta o itinerário que o Papa Francisco tem proposto à comunicação nas mensagens para o Dia Mundial das Comunicações Sociais e que, especificamente neste ano, continuando o tema do ano passado, reflete como o coração precisa estar preparado para acolher, escutar e saber falar.

Sobre a sua trajetória de vida e pastoral, o pasconeiro de 32 anos comenta que é apaixonado por comunicação. “Me formei em Publicidade e Propaganda e o design entrou na minha vida mais como hobby. Comecei minha jornada na Pascom em 2012, como coordenador na Paróquia Imaculada Conceicao na minha cidade, em Cruzeiro. Em 2014, fui convidado para integrar a equipe de comunicação dos Jovens Conectados, colaborando na Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude, um tempo muito rico de aprendizado e partilha. Hoje, atuo como assessor leigo na Pastoral da Comunicação da Diocese de Lorena, interior de São Paulo, e sou membro da equipe de comunicação da Signis Brasil Jovem.”

Phelipe Carvalho junto com pasconeiros da diocese de Lorena e o bispo diocesano. | Foto: arquivo pessoal.

Após ser comunicado da vitória do concurso por meio de ligação do coordenador-geral, Marcus Tullius, o vencedor expressou a sua alegria. “Fico muito feliz de saber que minha arte vai chegar a tanta gente. Tomara que muitos possam se sentir tocados e transformados. Nossa missão como pasconeiros é sobretudo entender o quanto podemos contribuir para que a mensagem de Jesus chegue a tantas pessoas. Nosso compromisso, é com a sinodalidade acima de tudo e não há como dar passos atrás. Viver a sinodalidade precisa ser a nossa meta de vida. Só assim poderemos falar com o coração”, expressou.

Identidade visual, entenda o cartaz

A figura do coração, em traços realísticos, representa cada pessoa. O coração uma estrada, caminho aberto para acolher a verdade. A estrada é também o próprio Cristo, caminho, verdade e vida. Vida que é representada por tudo o que brota e sai do coração, representada pela natureza. A natureza, com traços e cores abrasileirados, representa as belezas do nosso país e nos recorda a Amazônia, tão devastada nos últimos anos. Um coração aberto, oferece ao demais os tesouros que traz dentro, ao mesmo tempo que convida outros a conhecê-lo, como quem diz: vem, entre, veja a minha verdade, caminhe por essa estrada da minha experiência humana e divina. O fundo amarelo, como o ouro – assim como na nossa bandeira – traz palavras chave da mensagem do Papa: comunicar cordialmente, procurar a verdade, olhar uns para os outros, purificar o coração, testemunhar a verdade, dialogar pacificamente.

Para baixar o cartaz e as versões de feed e storiesclique aqui.

Etapas do concurso

O concurso para escolha da identidade do Dia Mundial das Comunicações Sociais 2020 foi lançado no dia 25 de janeiro. Após o encerramento das inscrições, duas etapas marcaram a escolha do vencedor. Na primeira etapa, o júri técnico foi composto por Adielson Agrelos, coordenador da Pascom Regional Leste 1 e publicitário; Evandro Caldeira, designer gráfico e vencedor do segundo concurso; Layla Kamila, designer e articuladora da equipe dos Jovens Conectados; Flávio Medeiros, designer gráfico; e pelos fotógrafos Camilla Moreira e André Fachetti. Na segunda etapa, a escolha foi feita pelos bispos que compõem a Comissão Episcopal Pastoral para Comunicação da CNBB: Dom Joaquim Giovani Mol Guimarães, bispo auxiliar de Belo Horizonte – MG e presidente; Dom Edilson Nobre, bispo de Oeiras – PI e Dom Neri José Tondello, bispo de Juína – MT.