Paróquias da Arquidiocese de Fortaleza celebram Ofício de Trevas nesta quarta-feira, 5

O Ofício de Trevas é uma liturgia do cristianismo católico do século XII, que retrata a Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo. O rito deve ser celebrado entre a noite da quarta-feira e o amanhecer da quinta, início do Tríduo Pascal.
A celebração recebe o nome de “Trevas” por três motivos: As trevas naturais, pelo fato do ofício ser rezado durante a noite, recordando as palavras de Jesus “Esta é a hora e do poder das trevas” (Lc 22,53); trevas litúrgicas, durante a celebração todas as luzes do templo são apagadas e as trevas da paixão.
As 15 velas acesas no candelabro triangular são apagadas uma por vez ao final de cada salmo, exceto, a vela do vértice, que simboliza Cristo, luz dos homens. As luzes da Igreja também são apagadas proporcionalmente. Concluído o momento orante todos ficam na expectativa da vitória de Jesus sobre a morte.

Confira os horários da celebração em algumas Paróquias da Arquidiocese:

*Matriz da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, Pacajus, às 19h
*Matriz da Paróquia do Imaculado Coração de Maria, Henrique Jorge, às 19h
*Quadra da Paróquia Santíssima Trindade, José Walter, 19h
*Matriz da Paróquia Mãe Santíssima, Parque Dois Irmãos, 19h
*Matriz da Área Pastoral São João Batista, Jaçanaú, 19h

Imagem: Paróquia do Henrique Jorge

Uma resposta

1. Nosso País passou 4 anos nas trevas.Saiu de janeiro de 2023. Tá saindo aos poucos.Rezemos pelo nosso Brasil.