Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição, em Taquara, celebra seu segundo aniversário

Somos uma jovem paróquia situada na região serrana do município de Caucaia. No início da caminhada acolhemos 38 comunidades advindas da Paróquia Santo Antônio – Capuan. Desta porção do povo de Deus foi formada em 2014 a Área Pastoral que depois se tornaria com muita luta e engajamento de todos os 23 mil paroquianos a grande Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição – Taquara. Com as bênçãos de Santo Antonio e Nossa Mãe Maria, nosso Arcebispo Dom José, criou e instalou esta comunidade paroquial no dia 26 de fevereiro de 2015 e escolheu como primeiro Pároco, o Rev.mo Padre Helano Samy.

Nosso coração se alegra e se enche de gratidão a Deus por todos os leigos, religiosos, seminaristas, diáconos e sacerdotes que contribuíram e aos que continuam a evangelizar e formar nossos paroquianos. Somos um povo acolhedor, generoso e cheio de fé. Formamos em pouco tempo um espírito missionário e fervoroso pela salvação das almas. Contando com 49 comunidades e contemplando 35% do município caucaiense, estamos com muitos sonhos, certos de estar no caminho certo. Contamos com a oração, o apoio e a presença de todos os homens e mulheres de boa vontade para espalhar a Boa Nova do Cristo Jesus em nossos dias, para os homens do nosso tempo sob o manto protetor de nossa padroeira e a coragem dos santos mártires bradamos em uníssono: Vem Senhor Jesus!

Acontecerá no dia 26 de fevereiro, às 19h a Celebração Eucarística em Ação de Graças pelos segundo aniversário de criação da Paróquia Nossa Senhora  da Imaculada Conceição – Taquara.

Relatório de criação da Paróquia – 2014
A Área Missionária Imaculada Conceição, com aproximadamente 18 mil habitantes, iniciou com a divisão da Paróquia de Santo Antônio – Capuan, em virtude de sua grande extensão territorial.

A divisão ocorreu em abril de 2013, quando o padre Francisco de Assis, atual pároco, ficou responsável por pastorear as comunidades da BR 222 e matriz com as comunidades circunvizinhas, enquanto o padre Helano Samy, vigário paroquial, assumiu os trabalhos pastorais das regiões Taquara e 020 com 28 comunidades, dando continuidade ao projeto de criação da Área Pastoral.

Inicialmente, a ideia de tornar essa área missionária em paróquia ou área pastoral surgiu quando o padre Tula iniciou seu trabalho pastoral nas comunidades das regiões Taquara e 020, tendo ele percebido que a paróquia de Santo Antônio tinha um grande número de comunidades que não seriam assistidas, passando a vontade para o padre Josimar, que permaneceu na área por alguns meses quando então foi chamado a assumir outra missão.

Com a chegada do padre Helano Samy, os cristãos retomaram esse desejo de evangelizar e crescer na fé, iniciando um grande trabalho em todas as comunidades das regiões Taquara e 020, que, inclusive, com o início do trabalho pastoral, áreas que ainda não eram assistidas passaram a pertencer à referida área missionária, sendo atualmente 35 comunidades. Todas as comunidades da referida Área Missionária estão se empenhando para trazer condições para a criação da área pastoral.

A população das comunidades que pertencem à Área Missionária Imaculada Conceição é predominantemente de baixo poder aquisitivo e são desassistidas de assistência social básica. Apenas algumas das 35 comunidades possuem melhores condições financeiras.

Ademais, desde que iniciou em abril de 2013, a realidade eclesial de todas as 35 comunidades pertencentes à Área Missionária Imaculada Conceição vem evoluindo perceptivelmente a cada mês, com a criação de pastorais, aumento considerável do dízimo e do número de fiéis que frequentam as capelas e demais movimentos de forma assídua.