Parabéns Miguel!

Miguel Arcanjo Fernandes Brandão, mais conhecido como Miguel Brandão, completa neste dia, 13 de janeiro de 2012, mais um ano de vida.

Embora muitos já o conheçam, queremos aqui relembrar alguns traços de seu serviço à Igreja de Fortaleza. Contribuiu com Dom Antônio Batista Fragoso na caminhada junto aos movimentos da Juventude Operária Católica, JOC, sendo nomeado padre assistente da JOC do regional que compreendia Maranhão, Piauí e Ceará na década de 60.

Anos depois, atendendo a um pedido de seu amigo pessoal, Dom Aloísio Lorscheider,  Miguel Brandão aceitou em 1992 a coordenação do  Secretariado de Pastoral da Arquidiocese de Fortaleza. Hoje Miguel é secretário desse setor e professor da Faculdade Católica de Fortaleza há vários anos, onde leciona a disciplina de português aos seminaristas, religiosos e leigos.

Na Arquidiocese de Fortaleza ele é referência de amor a Deus, a Igreja e aos pobres. Para os funcionários um exemplo de pessoa humana, de cristão, de pai e um amigo de trabalho. Para muitos uma “enciclopédia ambulante” ou “a CPU (Central Processing Unit) da arquidiocese”, comparação apropriada para dizer que  a cada instante conhecemos um pouco mais da história da caminhada de nossa Igreja local, do Brasil e do Mundo, graças a sua memória que aos pouco vai relatando fatos, datas, personagens e ações históricas de nossa Arquidiocese.

Miguel Brandão é padre casado e tem duas filhas e dois netos. Foi professor de  Língua Portuguesa em vários colégios de Fortaleza, como 7 de Setembro e Santo Inácio, além de professor titular na Universidade Estadual do Ceará (UECE) e da Universidade de Fortaleza (UNIFOR).

Aos 72 anos, Miguel Brandão e dona Maria de Lourdes, sua esposa, desenvolve um bonito trabalho de promoção às crianças, aos idosos e às famílias carentes da grande Mesejana através do Artesanato Vocacional Escola (AVE), obra filantrópica de caridade social.

Parabéns Miguel! Sua vida, sua pessoa, seu amor ao projeto de Jesus e amor a Igreja nos edifica.

Marta Andrade, coordenadora do setor de comunicação da Arquidiocese de Fortaleza

2 respostas

1. Parabéns Miguel. A Martinha tem razão. Você e sua esposa são referências de amor à Deus;. Que Ele te abençoe sempre.

2. Conheço Miguel de perto e o admiro muito. É sempre um prazer poder ouvi-lo nos encontros pastorais, em formações ou nas homilías quando preside aqui em Messejana, a celebração da Palavra. Parabéns, meu irmão… Que Deus e Maria continuem te abençoando… Abraço fraterno… Xoffé…!