Parabéns, Dom José Antonio

Hoje, 24 de março de 2018, dom José Antonio Aparecido Tosi Marques completa dezenove anos de governo episcopal na Arquidiocese de Fortaleza.

Queremos não só dar-lhe os parabéns, mas também agradecer-lhe por seu zelo e sabedoria, por seu testemunho em palavras e ações, por seu esforço de comunhão e participação no pastoreio da Arquidiocese de Fortaleza, esta porção do Povo de Deus que lhe foi confiada.

O exercício do múnus episcopal na Igreja de Fortaleza, ele sempre o exerceu em comunhão com o colégio episcopal, tanto no Ceará como no Brasil, construindo e acolhendo quer as decisões regionais, quer as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora definidas pela CNBB; também, e não havia de ser diferente, sempre em perfeita comunhão com o Santo Padre, os papas São João Paulo II,  Bento XVI e Francisco.

Tem governado a Igreja de Fortaleza com seus bispos auxiliares e vigários gerais e com os Conselhos desta Igreja – Presbiteral, Episcopal, Pastoral e Econômico – que têm funcionado, nestes dezenove anos, com a sua presidência, em reuniões ordinárias, agendadas anualmente e com as Assembleias Arquidiocesanas de Pastoral. Também escuta, quando necessário, o Colégio de Consultores.

Tem tido uma dedicação especial à formação dos seminaristas, nos três seminários da Arquidiocese – Propedêutico, Filosofia e Teologia – e na Faculdade Católica de Fortaleza, da qual é Chanceler. Já ordenou mais de cento e cinquenta jovens como presbíteros incardinados na Arquidiocese de Fortaleza e vários pertencentes a Congregações Religiosas.

No seu pastoreio podemos destacar entre muitas coisas – as principais delas, às vezes, não são vistas, pois é no segredo e no silêncio que se faz presente, sobremaneira, a ação de Deus – as seguintes ações e realizações:

• Visitas Pastorais;
  • Diaconato Permanente e Escola Diaconal;
  • Fórum dos movimentos eclesiais – FAMEC – como um espaço de articulação dos serviços, movimentos, associações e comunidades novas;
  • Acompanhamento permanente ao Centro de Defesa e Promoção dos Direitos Humanos – CDPDH e Caritas Arquidiocesana.
  • Fundo Arquidiocesano de Solidariedade;
  • Fundo de Sustentação dos Presbíteros;
  • Redimensionamento das Regiões Episcopais, aumentando-as de seis para nove;
  • Criação da Faculdade Católica de Fortaleza;
  • Criação do Centro de Pastoral Maria, Mãe da Igreja;
  • Criação de sessenta e cinco paróquias e oito áreas pastorais;
  • Caminhada Penitencial, desde 2009, no terceiro domingo da Quaresma;
  • Caminhada com Maria, realizada anualmente, desde 2003, na festa da Assunção de Nossa Senhora, padroeira de Fortaleza.

Na orientação pastoral, olhando a realidade cearense, auscultando a Palavra de Deus, sobretudo revelada nas atitudes, gestos e palavras de Jesus, em sintonia com as Diretrizes Gerias da CNBB e do Magistério Pontifício, aprovou, decretou e publicou alguns subsídios muito importantes para a comunhão de todas as pessoas que exercem ministério e ação na Arquidiocese: Plano Pastoral – já estamos no quarto, de 2015 a 2019; Diretório Pastoral Litúrgico-Sacramental (em terceira edição); Pastoral do Dízimo – Partilha Eclesial (em segunda edição).

Estes são apenas alguns dados que testemunham o zelo de nosso arcebispo por esta Igreja Particular e sua dedicação e amor a todos nós.

O que podemos fazer?

Agradecer-lhe, pedir a Jesus – servo divino, sofredor, morto por amorosa e misericordiosa paixão, ressuscitado e vencedor da morte – que lhe conceda saúde e graça divina abundante e fazer acontecer, em comunhão com o nosso arcebispo, que recapitula sacramentalmente Cristo, cabeça desta igreja arquidiocesana, como discípulos e missionários de Jesus, o Reino de Deus nesta querida terra cearense.

Miguel Arcanjo Fernandes Brandão

Secretariado de Pastoral

Dom José Antonio Aparecido Tosi Marques, Arcebispo de Fortaleza

2 respostas

1. Parabéns, Arcebispo! O dia de hoje é especialmente seu e Te Região Bom Jesus dos Aflitos espera que o celebre com o coração repleto de sensações positivas. Deus é sempre o caminho e você transmite a palavra do Senhor como ninguém.

É por isso que o consideramos imensamente abençoado. Só espero que a vida seja sempre seja sempre sua grande amiga. E lembre-se que apesar do nosso relacionamento formal somos bons amigos. Feliz Aniversário!

2. Quero aqui externar minha alegria de poder cumprimentar nosso pastor por sua presença em nossa arquidiocese de Fortaleza durante estes 19 anos. Foram muitas as alegrias e realizações nesta câmara arquiepiscopal. Parabéns e que Deus te ilumine sempre. Elinesio coelho.