Papa recebe o primeiro-ministro da Ucrânia, Denys Shmyhal

O encontro no Palácio Apostólico durou meia hora na manhã desta quinta-feira (27). Uma audiência inclusive sobre o aspecto humanitário e os esforços para restaurar a paz. Em coletiva de imprensa após o encontro no Vaticano, o primeiro-ministro disse que convidou Francisco para ir a Kiev e pediu ajuda para as crianças ucranianas deportadas para a Rússia.

Andressa Collet – Vatican News

O Papa Francisco, entre a série de audiências da manhã desta quinta-feira (27), véspera de viagem apostólica à Hungria, recebeu o primeiro-ministro da Ucrânia, Denys Shmyhal. Segundo comunicado da Sala de Imprensa da Santa Sé, o encontro no Palácio Apostólico com o Pontífice começou às 9h20 e durou 30 minutos. Em seguida, a audiência foi com o secretário de Estado do Vaticano, cardeal Pietro Parolin, e o secretário para as Relações com os Estados e as Organizações Internacionais, dom Paul Richard Gallagher.

Durante os encontros cordiais realizados na Secretaria de Estado, foram enaltecidas as várias questões relacionadas à guerra na Ucrânia, “reservando particular atenção ao aspecto humanitário e aos esforços para restaurar a paz”. No mesmo contexto, também foram discutidos vários temas relativos à vida e à atividade das Igrejas no país.

“A paz é uma flor frágil”

Durante a tradicional troca de presentes, o Papa Francisco deu ao líder ucraniano uma peça em bronze moldada com uma flor que nasce e a inscrição “A paz é uma flor frágil”, bem como a Mensagem pela Paz deste ano, o Documento sobre a Fraternidade Humana, o livro sobre a Statio Orbis de 27 de março de 2020, editado pela Livraria do Vaticano, e o volume “Uma Encíclica sobre a Paz na Ucrânia”.

Por sua vez, o primeiro-ministro deu ao Pontífice a reprodução de um jarro de cerâmica na forma de um galo, que sobreviveu a um bombardeio perto de Kiev, e feixes de trigo da Ucrânia. Além disso, também presenteou o Papa com um livro de fotos sobre a guerra em andamento e a resistência do povo ucraniano.

A coletiva de imprensa com o primeiro-ministro

Shmyhal – como ele mesmo revelou em uma coletiva de imprensa após a audiência no Vaticano – reiterou o convite ao Papa para visitar a capital Kiev e pediu-lhe ajuda para o retorno das crianças deportadas à força para a Rússia: “sobre o encontro com o Papa hoje, no Vaticano, conversamos sobre a fórmula de paz e a possível ajuda de Sua Santidade e do Vaticano para cumprir todas as etapas do plano de paz do presidente Zelensky. Também pedi ajuda a Sua Santidade para que os ucranianos e as crianças ucranianas detidas, presas e deportadas à força para a Rússia voltem para casa. Além disso, convidei o Santo Padre para visitar pessoalmente o nosso país”.

Fonte: Vatican News