Papa nomeia novo bispo auxiliar para a Diocese de Santo Amaro (SP)

O Papa Francisco nomeou nesta quarta-feira, 15 de fevereiro, o padre Marcelo Antonio da Silva, como bispo auxiliar na diocese de Santo Amaro (SP). O presbítero integra o clero da diocese de Santo Amaro na qual, desde dezembro de 2019, exerce o serviço de vigário geral; Também estava atuando, desde dezembro de 2019, como pároco na paróquia de São Pancrácio.

Currículo e trajetória eclesial

Nasceu em 19 de abril de 1972, em Apucarana (PR). Ingressou no seminário da diocese de Santo Amaro em 1991. Foi ordenado diácono em 8 de dezembro de 1996 e sacerdote em 1º de novembro de 1997.

Exerceu a função de reitor do Santuário Nossa Senhora de Fátima, na diocese de Santo Amaro, de maio de 1997 a fevereiro de 2005. Foi pároco nas paróquias Sagrada Família de fevereiro de 2005 a dezembro de 2010, Nossa Senhora da Esperança de fevereiro de 2011 a dezembro de 2019 e São Pancrácio desde dezembro de 2019, na diocese de Santo Amaro.

Foi capelão da capela Universitária Beato Carlo Acutis de março de 2021 a janeiro de 2023. Desde outubro de 2019, vem exercendo o serviço de vigário forâneo do setor Veleiros da diocese de Santo Amaro; e, de dezembro do mesmo ano, o serviço de vigário geral da diocese.

É licenciado em Filosofia pelas Faculdades Associadas do Ipiranga (FAI), em 1993; bacharel em Teologia pela Pontifícia Faculdade Nossa Senhora da Assunção, em 1997; mestre em Bioética pelo Centro Universitário São Camilo, 2005; e doutor em Bioética pelo Centro Universitário São Camilo, em 2015.

Possui especializações em Bioética Personalista pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-Rio) e em Psicanálise pelo Centro Universitário Ítalo Brasileiro 2021.

Atuou como professor de Ética Filosófica e Bioética no Instituto Superior de Filosofia e Ciências Religiosas São Boaventura, desde 2011 e foi diretor geral do Instituto Superior de Filosofia e Ciências Religiosas São Boaventura, desde 2014.

Coordenou os cursos de Teologia e Filosofia do Centro Universitário Ítalo Brasileiro de 2019 até janeiro de 2023. Também foi membro da Associação Espanhola de Personalismo, desde 2012, do Fórum Internacional de Professores, Unesco Chair In Bioethics, em 2018, e do grupo de trabalho de Bioética para o Ensino Médio do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (CREMESP), desde 2018.

Saudação da CNBB ao monsenhor Marcelo Antonio da Silva

Prezado Monsenhor Marcelo Antonio da Silva,

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) recebe com alegria a notícia da sua nomeação como bispo auxiliar para servir à Igreja na diocese de Santo Amaro (SP).

Deseja um profícuo ministério e, ao saudá-lo, recorda um trecho das reflexões feitas pelo Papa Francisco no vídeo de intenções de oração de março de 2022 no qual tratou das respostas cristãs ao desafio da bioética.

Como Igreja, buscamos a dignidade humana, a defesa da sacralidade e da integralidade da vida como horizonte de nossa fé. E essa, como nos apontou o Santo Padre, é uma missão na qual o senhor, com a sua experiência e conhecimento, contribuirá em muito neste novo ministério.

Que o nosso Deus, que nos amou tanto, nos faça entender que é “o amor que dá perfeição às nossas obras”.

Em Cristo,

Dom Walmor Oliveira de Azevedo
Arcebispo de Belo Horizonte (MG)
Presidente da CNBB