Papa nomeia dom José Luiz Ferreira Salles para a diocese de Pesqueira (PE)

O papa Bento XVI nomeou na manhã de hoje, 15, para a diocese vacante de Pesqueira (PE), o bispo auxiliar de Fortaleza (CE), dom José Luiz Ferreira Salles.

Dom José Luiz Ferreira Salles nasceu em janeiro de 1957, em Itirapina (SP). Sua ordenação presbiteral foi em sua terra natal, em 1985, e a ordenação episcopal foi em 2006, na capital cearense.

Dom José Luiz já trabalhou nas Missões Populares, foi coordenador da equipe missionária em Garanhuns (PE), administrador paroquial na par[oquia de São Pedro, em Caraúbas, da diocese de Campina Grande (PB) e foi nomeado reitor da Casa de Teologia Inter-Provincial dos Missionários Redentoristas em Fortaleza (2005-2006).

Dom José Luiz é um dos bispos referência das pastorais sociais como membro da Comissão Episcopal Pastoral Caridade Justiça e Paz (comissão 8 da CNBB), acompanha o Setor Mobilidade Humana da CNBB, é presidente do Serviço pastoral do Migrante (SPM). Acompanha também a Pastoral do Povo da Rua Nacional.

Seu lema episcopal é “Deus é Amor”.

Dados de Dom José

Fotos da celebração dos 25 anos de ordenação sacerdotal

Vídeo – Dom José Luiz fala ao povo da Diocese de Pesqueira, PE

23 respostas

1. O que dizer que ele vai para lá até ser oficialmente escolhido um Bispo para essa diocese e retornar? OU ele será o Bispo dessa diocese, e o que quer dizer diocese vacante (é que estava sem bispo?)?

1. Oi Junior, a diocese vacante é aquela sem bispo, com a nomeação ela passa a ser o bispo eleito e depois de empossado ele se torna o bispo diocesano. Ele não volta. Abraço!

2. Fiquei feliz com a notícia sobre o novo bispo para a nossa diocese. Sou catequista da Paróquia Nossa Senhora do Livramento e já o conheço como missionário redentorista. Deus é maravilhoso e atende as necessidades do seu povo.

3. Os Fortalezenses só tem a agradecer a Deus por tempo em que D. José Luiz passou aqui. Obrigado por este exemplo de amor e humildade e seja bem feliz em Pesqueira (PE).

4. Que o Altíssimo o cubra de bençãos e muita luz nessa caminhada. O parabenizamos pela sua simplicidade e mansidão!!!

5. Sou de Pesqueira – PE, quero acolher de forma calorosa o nosso novo bispo Dom José Luiz, seja bem vindo, estamos anciosos para conhecer. Que Deus te abençoe nesta nova caminhada.

6. Ô Povo de Deus feliz, esse Povo de Pesqueira!!
    Parabéns e muito obrigado por tudo que fez entre nós.
    "Aonde quer que vá, leva o teu coração".
    Sentiremos sinceras saudades.

7. Dom José Luiz, Muito obrigado por tudo que o Senhor fez aqui entre nós. Fortaleza vai sentir sua falta. Que Deus abençoe o seu trabalho neste novo campo de missão. Com um grande abraço do confrade, Pe. Brendan Coleman – Redentorista

8. Esse é missionário….Atenção irmãos que não buscam a santidade no abandono, taí um exemplo. A palavra diz : Se alguém quiser vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome a sua cruz, e siga-me. ELE NÃO FOI POR DINHEIRO, ELE FOI POR AMOR.

9. A arquidiocese de Fortaleza certamente perde com a saída de Dom Jose Luís, mas acredito que a sua escolha não foi por acaso. Ele agora dirigirá a sua Igreja Particular e ganha a Igreja de Deus. Dom José é dos bons.

10. A Igreja em Pernambuco ganha um presente: D. José Luiz Salles (CSsR) será o novo Bispo de Pesqueira, Diocese irmã da nossa Garanhuns, também pastoreada por um Redentorista: D. Fernando Guimarães (CSsR). Parabéns D. Fernando… Audálio e família, Paróquia do Arraial – Garanhuns.

11. Que saudades esse homem maravilhoso vai deixar. Um pastor e um missionário verdadeiro. Feliz do povo de Pesqueira. Ele eh um presente de Deus e eu pude ser agraciada com sua presença em formações, missas, celebrações de Crisma. Aprendi com seu olhar, silencio, sorriso… e suas palavras. Nunca o esquecerei.

12. queremos agradecer a Dom José Luiz por seu trabalho na Arquidiocese de Fortaleza.
    Deus abençõe sua nova Missão.teremos saudade.mais seja Feliz.

13. Dom Jose Luiz,muito obrigado por tudo que o senhor fez pela nossa arquidiocese de Fortaleza,sua simplicidade e humildade,conquistou grandes e principalmente os preferidos de Deus,ospobres.que o senhor seja muito feliz na sua nova missão.DEUS TOME DECONTA!

14. Deus é bom e fiel, cuida do seu povo com carinho. Aprova está ai, escolhendo este homem de que não mede esforços para servir a I greja e ao povo escolhido e abençado por Deus. Dom José Luiz é um missionário nato. O seu testemunho fala mais alto, digo isto porque o conheço muito bem, trabalhei quase dez anos com ele nas missões, e pposso dizer foi um grande aprendizado.
    Que o Deus da vida o abençõe nesta novoa missão. Pesquiera ganhou um grande Pastor!

15. Para um verdadeiro Missionario, sabemos que nao existi fronteiras.Que Deus no seu infinito amor continui a abencoa-lo.Pois, seu testemunho de amor a missao confiada por jesus cristo permanecera sempre conosco.