Papa nomeia bispo auxiliar de Braga Dom Delfim Jorge Esteves

Foi ordenado sacerdote em 3 de setembro de 1989, incardinando-se na Diocese de Bragança-Miranda.

Vatican News

O Santo Padre nomeou como bispo auxiliar da Arquidiocese Metropolitana de Braga (Portugal) o Rev. Delfim Jorge Esteves Gomes, do clero da Diocese de Bragança-Miranda, atualmente pároco e delegado para o Clero, atribuindo-lhe a Sé titular de Dumio.

Curriculum vitae

Dom Delfim Jorge Esteves Gomes nasceu a 1 de Janeiro de 1962 em Bragança, na Diocese de Bragança-Miranda. Após concluir os estudos no Seminário Maior do Porto, obteve o Mestrado em Teologia.

Ocupou os seguintes encargos: prefeito e, posteriormente, vice-reitor do Seminário Maior de São José (1990-1992); pároco de Vila Flor (1992); arcipreste do Arciprestado de Vila Flor (1995-2012); responsável pela Equipe do Projeto de Combate à Pobreza (1995-2000); coordenador distrital do Projeto Vida (1996-2000); coordenador distrital do Instituto Português das Drogas e da Toxicodependência (2000-2022); vigário episcopal para o Clero (2011-2021); vice-presidente do Instituto Diocesano do Clero (desde 2012); diretor do Secretariado Diocesano para a Educação Moral e Religiosa Católica (desde 2016); membro do Secretariado Nacional para a Educação Moral e Religiosa e Católica (2016-2022).

Além disso, foi membro do Colégio dos Consultores, do Conselho Presbiteral e do Conselho Diocesano de Pastoral; reitor do Santuário Diocesano de Nossa Senhora da Assunção; coordenador da dimensão pastoral no Seminário Diocesano.

Actualmente é pároco in solidum da Unidade Pastoral Senhora da Assunção do Arciprestado de Moncorvo e delegado do Clero.

Fonte: Vatican News