Papa Francisco reúne conselho de cardeais

Na pauta do encontro, reforma da cúria romana

Começou nesta segunda-feira, dia 12, no Vaticano, a reunião do Conselho dos Cardeais, também chamado de “Conselho dos Nove” (C9) sob a coordenação do papa Francisco. O encontro termina na quarta-feira e tem como tema a reforma da Cúria Romana. Esta é a 16ª reunião do C9.

O papa Francisco retoma a temática da reforma após iniciar algumas ações com vários documentos que agruparam e criaram novos dicastérios vaticanos. No dia 31 de agosto, o pontífice criou o Pontifício Conselho para o Desenvolvimento Humano Integral, que a partir de 1° de janeiro assumirá as competências de quatro dicastérios: Justiça e Paz, Cor Unum, Pastoral para os Migrantes e Itinerantes e Pastoral para os Agentes de Saúde.

Já no início deste mês, cessaram as funções de outros dois Pontifícios Conselhos, incorporados no novo Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida.

Integram o Conselho os cardeais Óscar Andrés Rodriguez Maradiaga (Honduras); Pietro Parolin que é o secretário de Estado do Vaticano; Giuseppe Bertellom, do Governatorato Vaticano; Francisco Javier Errazuriz Ossa (Chile); Osvald Gracias (Índia); Reinhard Marx (Alemanha); Laurent Monsengwo Pasinya (República Democrática do Congo); Sean O’Malley (EUA); e George Pell (Austrália). O Secretário é o bispo de Albano, na Itália, dom Marcello Semeraro.

Com informações e foto da Rádio Vaticano e L’Osservatore Romano via CNBB