Papa Francisco nomeia padre Juarez Albino destro como bispo auxiliar da Arquidiocese de Porto Alegre

O Papa Francisco nomeou, nesta quarta-feira, 8 de março, o padre Juarez Albino Destro como bispo auxiliar para a arquidiocese de Porto Alegre (RS). O sacerdote é religioso da Congregação dos Rogacionistas do Coração de Jesus e, atualmente, está a serviço da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) na assessoria da Comissão Episcopal para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada. A Presidência da CNBB enviou saudação ao bispo eleito.

Nascido em 9 de abril de 1967, padre Juarez é natural de Criciúma (SC), filho de Antônia Juelena Cesconetto Destro e Miguel Destro (in memoriam). Tem um irmão. Seus estudos básicos ocorreram em sua cidade natal, na Escola Básica Coelho Netto e na Sociedade de Assistência aos Trabalhadores de Carvão (SATC).

Ingressou no Seminário Rogacionista João Paulo II, em Curitiba (PR), e cursou Filosofia no Instituto Vicentino, entre os anos 1986 e 1988, tendo obtido a Licenciatura pela Universidade São Francisco, de São Paulo (SP), em 1990. Fez o Noviciado Canônico em Bauru (SP), e emitiu os Primeiros Votos na Congregação Rogacionista no dia 27 de janeiro de 1990, em Criciúma. Cursou Teologia no Instituto Teológico São Paulo (ITESP), em São Paulo (SP), de 1990 a 1995.

Sua ordenação presbiteral foi realizada em Criciúma, no dia 24 de agosto de 1996, com o lema: “Eles imediatamente deixaram as redes e seguiram a Jesus” (Mc 1,18).

Padre Juarez tem especialização em Comunicação Social – tendo frequentado curso na Universidade Popular Autônoma de Puebla (UPAEP), no México, e na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Trabalhou no Centro Rogate do Brasil, em São Paulo, de 1996 a 2010, assessorou o Instituto de Pastoral Vocacional (IPV) e auxiliou o Governo da Província Rogacionista como secretário e conselheiro do setor Rogate. Foi Provincial dos Rogacionistas por dois mandatos, de 2010 a 2018. Nesse período, continuou inserido na missão do IPV, desempenhando funções na Diretoria e na Presidência.

Em 2019, foi designado para trabalhar em Brasília (DF), onde exerceu a missão de formador da etapa do Noviciado por quatro anos. Daquele ano até o presente momento, atuou na assessoria da Comissão Episcopal para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da CNBB e o acompanhamento espiritual das Equipes de Nossa Senhora (ENS).

Em 2022, foi eleito vigário e conselheiro provincial para o setor Formação da Província Rogacionista São Lucas, que engloba as Casas Rogacionistas de Angola, Argentina, Brasil e Paraguai. Também foi nomeado Secretário Provincial e, em dezembro de 2022, foi nomeado formador da Etapa da Configuração. No IPV, faz parte da diretoria executiva como Conselheiro do Departamento de Pesquisa.

Saudação ao Monsenhor Juarez Albino Destro

Estimado irmão, Monsenhor Juarez Albino Destro,

Com grande alegria recebemos a notícia de sua nomeação como bispo auxiliar da Arquidiocese de Porto Alegre (RS), especialmente neste momento em que a Igreja no Brasil novamente celebra, promove e se inspira pelas vocações, por meio do 3º Ano Vocacional do Brasil.

Sem dúvida, as contribuições que o senhor tem dado até o momento, na missão rogacionista e a serviço desta Conferência, na Comissão Episcopal para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada, serão potencializadas, ganhando novas e maiores dimensões em seu ministério episcopal.

Inspira-nos o Papa Francisco ao considerar São José o “guardião das vocações”. Seja, assim, o Patrono da Igreja seu intercessor e modelo para que continue a ser “as mãos operosas do Pai em prol dos seus filhos e filhas” e que continue a nutrir a “corajosa intrepidez de dizer «sim» ao Senhor, que sempre surpreende e nunca desilude!”.

O Senhor Jesus, ungido do Espírito Santo, e que faz os corações arderem e os pés se colocarem a caminho, permita frutificar vocações por meio de seu ministério, ajudando a discernir a graça do chamado divino e a urgência da missão.

Rogamos a Nossa Senhora Aparecida, Rainha e Padroeira do Brasil, para que tenha um abençoado ministério.

Em Cristo,

Dom Walmor Oliveira de Azevedo
Arcebispo de Belo Horizonte (MG)
Presidente da CNBB