Papa Francisco nomeia dom José Benedito Cardoso como bispo de Catanduva (SP)

O Papa Francisco nomeou na quinta-feira, 4 de janeiro, para a vacante diocese de Catanduva (SP), dom José Benedito Cardoso, transferindo-o da sede titular de Castellum Minus e do ofício de auxiliar da arquidiocese de São Paulo.  A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) enviou saudação ao dom José Benedito.

Saudação da CNBB a Dom José Benedito Cardoso

Estimado irmão, Dom José Benedito Cardoso,

Manifestamos nossa imensa alegria com a notícia de sua nomeação pelo Santo Padre, o Papa Francisco, na manhã desta quinta-feira, 4 de janeiro, para a diocese de Catanduva (SP), no regional Sul da CNBB.

Ao enviar votos de um frutuoso ministério à frente da Igreja Particular do Estado de São Paulo, recordamos as palavras do Santo Padre, o Papa Francisco, na Conferência dos Institutos Missionários da Itália, dia 11 de maio de 2023.

“Encorajo-os a seguir em frente com coragem, para que a força do Espírito encontre sempre na Igreja e no mundo mentes e corações desejosos de semear a Palavra e de levar a alegria do Senhor Ressuscitado a todos, derrubando barreiras e favorecendo a construção de uma sociedade fundada nos princípios evangélicos da caridade, da justiça e da paz.”

Rogamos a São Domingos de Gusmão, padroeiro da diocese de Cantanduva, que lhe conceda sabedoria e discernimento necessários à esta nova etapa de seu ministério a serviço da Igreja.

Em Cristo,

Dom Jaime Spengler
Arcebispo de Porto Alegre (RS)
Presidente da CNBB

Dom João Justino de Medeiros Silva
Arcebispo de Goiânia (GO)
Primeiro Vice-presidente da CNBB

Dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa
Arcebispo de Olinda e Recife (PE)
Segundo Vice-presidente da CNBB

Dom Ricardo Hoepers
Bispo Auxiliar de Brasília (DF)
Secretário-geral da CNBB

Currículo e trajetória eclesial

Dom José Benedito Cardoso nasceu em 12 de setembro de 1961, em Angatuba, diocese de Itapetininga (SP). Estudou filosofia no Seminário São Carlos Borromeu, em Sorocaba (1981-1982) e teologia no Instituto Teológico de São Paulo (ITESP), em São Paulo (1983-1986). É Bacharel em Direito Civil e Licenciado em Direito Canônico pela Faculdade de Direito Canônico de São Paulo.

Em 23 de novembro de 1986, foi ordenado sacerdote para a arquidiocese de Sorocaba, onde foi pároco em Bom Jesus de Alambari (1987). Com a criação da diocese de Itapetininga, em 1998, desmembrada de Sorocaba, foi incardinado na nova circunscrição, onde ocupou os cargos de chanceler diocesano (1998-2010) e de reitor do Seminário Diocesano (2004-2006). Durante vários anos, foi Juiz do Tribunal Eclesiástico Interdiocesano de Sorocaba.

Foi Vigário Geral (desde 2012); Pároco de São Roque, em Itapetininga (desde 1988); Membro do Conselho Presbiteral e do Colégio dos Consultores e Presidente do Tribunal Diocesano de Itapetininga.  Foi nomeado pelo Papa Francisco no dia 23 de janeiro de 2019 como bispo auxiliar da arquidiocese de São Paulo.

Recebeu a Ordenação Episcopal em Itapetininga dia 15 de Março de 2019. Ele foi ordenado pelo cardeal dom Odilo Pedro Scherer, arcebispo de São Paulo e co-ordenado por dom Gorgônio Alves da Encarnação Neto, CR, Bispo de Itapeteninga e dom Edmar Peron, bispo de Paranaguá (PR).

Dom José Benedito Cardoso foi acolhido na região episcopal Lapa no dia 31 de março de 2019.

Fonte: CNBB