Papa Francisco nomeia bispo auxiliar para Anápolis (GO)

A Nunciatura Apostólica no Brasil comunicou nesta quarta-feira, 27, a decisão do papa Francisco em acolher a solicitação de dom João Wilk, atual bispo de Anápolis (GO), de poder contar com a colaboração de um bispo auxiliar, nomeando bispo titular de “Ita” e auxiliar de Anápolis o padre Dilmo Franco de Campos, atualmente Reitor do Seminário Arquidiocesano São João Maria Vianney, em Goiânia.

Padre Dilmo Franco de Campos é natural de Formosa (GO). Atualmente tem 47 anos. Ingressou no Seminário Menor Nossa Senhora D’Abadia, em Formosa, em 06 de agosto de 1990. Em 04 de fevereiro de 1991, ingressou no Seminário Maior Arquidiocesano de Brasília (DF), no qual cursou Filosofia e Teologia, até 1997.

Em 30 de novembro de 1996, foi ordenado diácono e sua ordenação sacerdotal ocorreu em 10 de janeiro de 1998. Entre as funções exercidas por padre Dilmo estão a de Pároco da Paróquia São Domingos de Gusmão, em São Domingo (GO) e Administrador Paroquial da Paróquia de São João Batista, em Divinópolis (GO).

Padre Dilmo também já foi pároco da Catedral Imaculada Conceição, em Formosa, e Administrador Paroquial da Paróquia Nossa Senhora do Rosário, em Flores de Goiás. No ano de 2003, cursou Teologia moral na Universidade Gregoriana, em Roma, e em 2005, fez uma experiência missionária na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, em Londres.

Nos anos 2006 e 2007, padre Dilmo foi enviado como formador e professor no Seminário Interdiocesano São João Maria Vianney, em Goiânia (GO). Ao retornar a Formosa foi nomeado pároco da Catedral Imaculada Conceição, Formosa, no período de 2008 a 2015. Em 2016, deixou a Catedral e foi enviado à Goiânia como Reitor do Seminário Propedêutico Santa Cruz e do Seminário Interdiocesano São João Maria Vienney. Em outubro de 2018, assumiu a presidência do Organização dos Seminários e Institutos do Brasil (OSIB), do regional Centro-Oeste da CNBB.

Já no exercício do ministério sacerdotal na diocese de Formosa exerceu os postos de assistente eclesiástico da Pastoral Familiar e foi eleito membro do Conselho de Presbíteros e Colégio de Consultores. Ainda na diocese de Formosa tornou-se coordenador e professor do curso superior de teologia para leigos e foi nomeado ecônomo da mesma diocese. Atualmente, padre Dilmo é reitor do Seminário Propedêutico Santa Cruz e do Seminário Interdiocesano São João Maria Vianney e professor de teologia da PUC/GO, no Instituto de Teologia e Filosofia Santa Cruz, em Goiânia.

Saudação da CNBB ao padre Dilmo Franco de Campos

Estimado padre Dilmo,

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) expressa alegria com sua nomeação como bispo auxiliar de Anápolis (GO), anunciada pelo papa Francisco na manhã desta quarta-feira.

O caminho de seu ministério sacerdotal coloca em sua biografia sinais de esperança de que seu auxílio a dom João Wilk, bispo de Anápolis, será marcado por grandes frutos para a evangelização.

Manifestamos gratidão pelo seu sim a esta nova missão confiada pela Igreja e desejamos que seu trabalho seja abençoado e cheio de frutos.

Em Cristo,

Dom Walmor Oliveira de Azevedo
Arcebispo de Belo Horizonte (MG)
Presidente da CNBB