Brasão da Arquidiocese de Fortaleza
Arquidiocese de
Fortaleza

Papa Francisco confere Ministério do Catequista a Erivan Ferreira da Arquidiocese de Fortaleza

Papa Francisco entrega a cruz ao catequista na instituição do ministério.

No próximo dia 21 de janeiro, III Domingo do Tempo Comum, Domingo da Palavra de Deus o Papa Francisco conferirá o ministério do catequista a leiga Maria Erivan Ferreira, da Paróquia São João Batista, em Horizonte e da coordenação da catequese na Arquidiocese de Fortaleza e Regional Nordeste 1.

O rito celebrativo será na Basílica de São Pedro, Vaticano, às 9h (horário local) e 5h, hora de Brasília. A leiga irá representar os catequistas do Brasil, juntamente com pessoas de outras nacionalidades.

O ministério do catequista foi instituído pelo sumo pontífice em 11 de maio de 2021 pela carta apostólica Antiquum ministerium (ministério antigo). Esse será o terceiro ano consecutivo que o Papa institui no ministério de leitor e catequistas os cristãos leigos.

Acompanhe abaixo a entrevista de Maria Erivan ao Serviço de Comunicação da Arquidiocese:

1. O que é receber o Ministério do Catequista das mãos do Papa Francisco?

Meu Deus! É muita graça de Deus receber o ministério das mãos do Papa Francisco. Ficar diante dele e receber sua bênção pra mim, será, eu diria, em toda minha caminhada pastoral o acontecimento mais marcante e significativo. Papa Francisco, toca meu coração em cada mensagem, em cada catequese que faz. Ele é um grande catequista e está sempre recordando pra todos nós quem é Jesus. Seu carinho, seu olhar e sua chamada de atenção para o cuidado com os excluídos me faz lembrar do que é ser discípula. Então, receber esse ministério é, uma grande honra. E estarei diante dele, com muita humildade, mas com o coração transbordando de alegria e eterna gratidão.

2. Quem fez o convite para participar da celebração em Roma?

Pe. Janison de Sá, secretário adjunto de Pastoral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em Brasília (DF) que fez a indicação para a Comissão Nacional e foi acolhida, bem como ao Regional Nordeste 1 na pessoa de Dom José Luis Gomes de Vasconcelos e Pe. Magalhães e a Arquidiocese de Fortaleza na pessoa de Dom José Antonio Aparecido Tosi Marques, Dom Júlio César de Jesus e Pe. Emílio Castelo.

3. Como acolheu o chamado para ser instituída no Ministério do Catequista?

Inicialmente, fiquei muito surpresa. Pois uma indicação desse nível, eu, em momento algum, ao longo da missão como catequista, jamais sonhei. Então, acolhi com muita humildade e estou muito honrada, pois sei que não mereço tão grande graça. Mas recebi como um presente, uma grande graça de Deus, como um sinal, um lembrete, um chamado, posso dizer assim, de que a missão de evangelizar, de ajudar os catequistas e catequizandos a conhecerem cada vez mais a pessoa de Jesus Cristo e a Ele aderir, tornando-se seu discipulo, é nos dias atuais, uma tarefa irrenunciável, que se impõe a cada cristão, a cada cristã como compromisso batismal. Não podemos deixar pra depois. A missão de anunciar Jesus Cristo é a mesma de ontem, no hoje em vista do Reino de Deus que se faz presente aqui e agora. Assim, essa indicação para receber o Ministério de Catequista me fez voltar o caminho percorrido e nesse olhar percebi, que não estou fazendo nada mais do que a missão de batizada, que sou apenas serva, e como tal, devo realizar com humildade aquilo que me foi confiado. 

4. Como espera desenvolver o ministério em sua vida pastoral nas comunidades da Arquidiocese de Fortaleza e no Ceará?

Dando continuidade a missão que venho realizando ao longo dos anos, tanto na minha Paróquia São João Batista em Horizonte (CE); na Região São Pedro e São Paulo em nossa Arquidiocese, bem como na animação da Catequese no Regional Nordeste 1 da CNBB-CE. Espero sim, com renovado ardor e esperança avançarmos cada vez mais na compreensão e acolhimento da Catequese de Iniciação à Vida Cristã com Inspiração Catecumenal, ajudando as pessoas a compreenderem e acolherem de forma mais profunda a fé católica, no seguimento de Jesus Cristo e no sentido de pertença eclesial.

5. Maria Erivan, qual a sua trajetória na catequese da Arquidiocese e Regional Nordeste 1 da CNBB?

Eu sou catequista desde que tinha 14 anos, quando por ocasião da catequese de Crisma, fui convidada a assumir a catequese com crianças de 6 a 8 anos em Horizonte. Desde então, assumi a catequese de Eucaristia, crisma, e posteriormente a coordenação paroquial, cuidando não apenas de um roteiro de catequese para catequizandos, mas de formar catequistas. Em 1992 fui indicada pela paróquia para compor a coordenação da Região Episcopal Praia (hoje Região São Pedro e São Paulo). Estando na Região passei a participar dos encontros em nível Regional no mesmo ano. Assim, estou participando  na dimensão catequética do Regional desde então. Em 2006 a convite de Dom Sérgio da Rocha então bispo auxiliar de nossa Arquidiocese fui nomeada para coordenar juntamente com Dom Javier Hernades (na época bispo diocesano de Tianguá e referencial da catequese no Regional) para animar e articular a Catequese em nível Regional, onde ainda estou como coordenadora. Em 2020, Dom Vasconcelos, então presidente do Regional me nomeou assessora da catequese em nível regional.  Também, em 2012 fui convidada para compor o quadro de professores da Escola Pastoral Catequética (ESPAC) até o presente momento.  Hoje, não tenho nenhum receio de afirmar e dar testemunho, que foi na catequese que cresci como igreja, que compreendi, respondi e continuo a responder os apelos que o Senhor me dirige. E em cada momento, de alegria como esse agora, cada preocupação, cada desafio, eu continuo confiando e entregando tudo ao Senhor, pois sei que é Nele e com Ele, que tudo se faz. E a missão confiada, não é minha, é Dele. Eu, como disse anteriormente, sou apenas servidora de um projeto maior que ultrapassa nossa compreensão.

6. Deixe uma mensagem para os catequistas.

Aos Catequistas, deixo meu mais profundo agradecimento e reconhecimento à missão que cada uma e cada um de vocês exercem em nossas comunidades, desde os lugares mais distantes, aos que estão nos grandes centros urbanos. Eu agradeço a Deus por vocês, pela perseverança e ousadia com que realizam a missão de catequizar de maneira incansável. Onde for preciso, lá estão. A mim, cabe um louvor sincero e um gratidão a Deus pelo que vocês realizam e por acreditarem na missão de evangelizar, anunciar Jesus Cristo como Caminho, Verdade e Vida.  Como sempre falo a missão não é nossa, é Dele. E Ele nos chamou e enviou e garantiu no evangelho segundo o evangelista Mateus no capítulo 28, 19-20 “Vão, portanto, e façam que todas as nações se tornem discipulas, batizando-as em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Eis que estarei convosco todos os dias, até o fim dos tempos”. Querida catequista, querido catequista, não tenham medo! Cristo Jesus, não nos deixa sós! Assim, quando o cansaço te abater, volte seu olhar para Cristo e Nele confie sua vida e missão. E deixe tudo nas mãos Dele e siga em frente com sua missão. O mais, ele acrescentará. Que Deus abençoe a vida e a missão de cada uma e cada um de vocês.

Meu reconhecimento e meu abraço fraternal!

47 respostas

  1. Parabéns. Deus não escolhe os capacitados e sim capacita os escolhidos. Pra nós catequistas é uma honra tê-la como representante .Sabemos que estamos em boas mãos.

  2. Parabéns Erivan, que Deus continue abençoando sua vida e ministério, seremos muito bem representadas por você diante dessa honrosa celebração. Deus abençoe um grande abraço

  3. Excelente! Fico grata a Erivan por sua dedicação a catequese com ela aprendo continuamente o processo da Catequese.

    Parabéns! Foi uma excelente escolha.

    Valnice Lima – Catequista
    Paróquia N. S. Das Graças – Santa Maria – Fortaleza – Ceará

  4. Parabéns Erivan! Fiquei muito feliz ao saber! É merecimento ! Jesus te chamou e vc disse sim! Aqui estou Senhor! Sou vossa serva, onde né mandares ir, eu irei!
    Tive a oportunidade de ter vc como minha professora (formadora), na ESPAC, no Curso de Iniciação a Vida Cristã – IVC, em 2014, no Seminário da Prainha!
    Tive a oportunidade de encontra-la, por ocasião da Assembléia Arquidiocesana, que aconteceu no dia 15 de novembro, em Caucaia!
    Deus continue te abençoando e que vc possa por muitos anos continuar preparando novos catequistas!
    Bençãos e graças por vc nos representar junto ao nosso querido Papa Francisco!

  5. EU tinha muta vontade de conhecer essa incrível professora, e mestra Erivan, Eu já tinha ouvido falar dela, só as coisas maravilhosas , nesse tempo Eu estava desmotivada, Foi quando comecei fazer aula de Liturgia, Na ESPAC, E A ERIVAN ME FORTALECEU, ME SENTIR NO CÉU, AÍ FIQUEI CHIK E COM MAIS VONTADE DE CAMINHAR FIRME NO CAMINHO DO NOSSO SENHOR JESUS CRISTO, ERIVAN VOCÊ MERECE TUDO DE BOM QUE DEUS TE PROTEJA E TE ILUMINE SEMPRE, 😘❤️ HOJE EU SOU CATEQUISTA, GRATIDÃO MEU DEUS…

  6. Parabéns!! Por sua dedicação a catequese, admiro muito o seu trabalho, gratidão pela sua trajetória na catequese…
    Que Deus continue te abençoando sempre..

  7. Me chamo Cíntia sou de Canindé. Nossa que belas palavras a sua minha amada Erivam Ferreira suas palavras chegou tão forte em mim me dando forças para seguir em frente mêsmo cm tantas turbulência de dificuldades que encontramos pelo caminho. Eu nunca desistirei dessa missão pois sei de tamanha grandioso eis é sei que Deus a mim confiou essa missão de ser catequista eu estou assumindo desde que fiz minha 1 eucaristia hoje tenho 38 anos o amor pela missão só cresce porque sei que não sou eu que o faço é sim Cristo faz em mim .Eu amo falar desse Amor de Deus eu amo falar desse Deus .sou apaixonada por Jesus 🥰.bom vou resumir minhas palavras dizendo Deus te abençoe sempre vc mereceu esse reconhecimento. Vc merece .que Deus nos ajude sempre nessa nossa jornada. Um forte abraço .fique cm Deus .nnossa missão é Evangelizar…a todas as criaturas .abraços

  8. Parabéns Erivan, você merece! Sou sua fã. Suas formações são excelentes! Suas palavras encantadoras!
    Deus te abençoe sempre.

  9. Parabenizo a nossa irmã Erivan por esse ministério conferido à ela pelo nosso santo papa.
    Que Deus a abençoe e ajude a cada vez mais nos formar para sermos servidores do nosso Senhor Jesus Cristo.

  10. Esta graça de que a Erivan fala se estende em cada catequista, que como ela, se dedica ba construção de uma catequese que seja capaz de transformar a vida e nos tornar um cristão autêntico.
    A você Erivan muitas bênçãos nesta caminhada, pra você, como já disse antes, eu tiro o chapéu….

  11. Parabéns Erivan, que Deus continue te abençoando sempre com muita saúde, paz, alegrias e sabedoria.

  12. Como me alegra ver que você Erivan vai receber das mãos do santo padre o papa Francisco esse nomeação para o ministério da catequese, eu sempre lhe admirei quando nos passava os encinamento catequético, você merece. Que Deus abençoe o nosso papa Francisco e a você. Parabéns.

  13. Gratidão a Deus e a você Erivan que confia em nós catequistas e nós que assumimos com seriedade esta missão de anunciar Jesus Cristo. Obrigada, você merece este título e muito mais
    , me sinto honrada por seus ensinamentos e me considero sua humilde discípula

  14. Parabéns Erivan! Deus te abençoe e ilumine sempre! Leve nosso respeitoso abraço ao querido Papa Francisco.
    Com carinho e amor fraterno,

    Fanca Fernandes
    Comunidade São Francisco de Assis
    Paróquia São Francisco Xavier/Conjunto Esperança

  15. Maria Erivan, Deus te abençoe !!
    Conheço vc como catequista e seu compromisso sério de vários anos de perseverança e dedicação…abraços❤

  16. Meu Deus!sem palavras para tão lindas palavras,só gratidão a Deus e a você Erivan.

  17. Uma trabalhadora da Messe, (onde os trabalhadores são poucos), incansável, eficiente e abençoada.
    Agora investida da benção do papa!

  18. Muito edificante o testemunho de nossa companheira Maria Erivan. Realmente a missão do catequista é bem difícil,mas quando nos entregamos a Jesus Cristo tudo vai fluindo de maneira natural e tudo vai bem apesar das dificuldades… Muito feliz por nossa irmã… é uma honra estar diante do nosso líder espiritual PAPA FRANCISCO sinto-me tão honrada e feliz como se estivesse lá junto com ela. obrigado a Deus e obrigada Maria Erivan uma nordestina como eu. Parabéns você merece.

  19. Parabéns querida Erivanda,sei o quanto você é merecedora deste título tão lindo e tão importante,vc merece pela a sua competência e humildade,um abraço e te desejo paz no seu caminhar.

  20. Parabéns,desejo; saúde, paz, alegria, fé, e Deus em seu coração sempre, para que continue firme e perseverante na missão confiada.

  21. Sou catequista do interior da Bahia, me sentir muito representada pela catequista Maria Erivan. Que sua e nossa missão seja sempre abençoada(o) por Deus para continuarmos firmes e fortes ecoando a palavra de Deus.

  22. Sou catequista do interior da Bahia, me sentir muito representada pela catequista Maria Erivan. Que sua e nossa missão seja sempre abençoada(o) por Deus para continuarmos firmes e fortes ecoando a palavra de Deus!

  23. Parabéns Maria Erivan, a sua mensagem me fez refletir e ter a certeza do que é ser Catequista, e me deu forças para que retome a minha missão.

  24. Meu pai quanta humildade em uma só pessoa!
    Como ela transmite a palavra de Deus de forma simples e honrosa, obrigada pai por poder conviver com a Erivan e crescer na tua palavra de forma carinhosa.🙏

  25. Parabéns Erivan, Desde que te conheci até, não vejo pessoa mais indicada para receber tamanha graça, além de você. Te admiro muito e até já aprendi muito com vc e cm todos que fazem parte da família CATEQUESE. 👪

  26. Que a paz esteja contigo e meus parabéns para Maria e de mais que o nosso Deus continue abençoando sou catequista de crisma na paróquia de Santa Luzia em penedo Alagoas meu nome GERVÁSIO

  27. Minha irmã, meus sinceros parabéns!Que Deus à abençoe e perpetue essa sua sábia humildade, reflexo do agir do Senhor.

  28. Qnta honra, p nossa irmã e para nós. É um presente de Deus, linda a sua missão q todos nós possamos ver essa Graça como um exemplo de vida. Aí é o resultado de todos os SIM,q nossa irmã Erivan deu ao SENHOR…

  29. Parabens que Deus continue te abençoando para que possas dar seguimento a missão que Ele lhe delegou.

  30. Já fui catequista por um tempo, bem curto até. Mas confesso que foi um tempo muito proveitoso na minha vida.
    E digo mais: tenho saudades e por várias vezes pensei em voltar, porém as circunstâncias aida não me foram favoráveis para a volta. Mas acredito que ainda se concretizará se da vontade do Senhor. Admiro muito quem exerce essa missão na igreja.
    Parabéns aos envolvidos!
    E Parabéns à pessoa que recebeu esse ministério. Deus é contigo!

  31. Maria Erivan ,meu abraço fraterno a você por abraçar com tanto amor e fé a missão que o Senhor te confiou como carequista para anunciar a Boa Nova nova a todas as criaturas.Realmente o Senhor caminha conosco porque essa onra não é nossa, ela pertence ao Pai.Somos seus instrumentos
    Parabéns ! Deus abençoe seu ministério e aos Catesquistas.

    Maria Carmelita Oliva Parrela Carmel
    Presidente da Familia Camiliana do Brasil

  32. Parabéns à Catequista que ora foi honrada com tão grande missão! A sua dedicação e zelo ao longo dos anos, impulsiona a muitos a se lançarem com amor na missão deser Catequista! Gratidão ao nosso querido Pastor, Papa Francisco que , sob a Luz do Espírito, orienta toda a Santa Igreja neste mundo tão adverso! Gratidão a primeira Catequista, Nossa Senhora , Mãe de Jesus e nossa! Cidade Pirapora Minas Gerais. BRASIL. ARQUIDIOCESE DE DIAMANTINA

  33. Parabéns! Erivan ,nos represente diante desse chamado tão desafiante que é ser catequista,mas que também é prazeroso e confiante.
    Com a graça de Deus 🙏.

  34. Tenho muito orgulho de hoje fazer parte dessa missão, pois foi através dessa catequista Maria Erivan que aprendi amar a Deus e a igreja, pois foi minha primeira catequista na igreja e até hoje aprendo com seus ensinamentos. Ela é merecedora desse título que estar recebendo. Parabéns que Deus continue abençoando sua missão.

  35. Erivan, paz e bem!
    Parabéns por ser escolhida tanto para anunciar o Evangelho de Jesus Cristo, como para nos representar. A alegria que sinto, é como se eu estivesse aí diante do nosso Pastor, sei que as bençãos que o papa Francisco derramar sobre você, se estenderá a cada um de nós catequistas. Obrigada!

  36. Parabéns a catequista indicada ao ministério de catequese. Que possa continuar no seu trabalho dando exemplo do é ser catequista.

  37. Sou Catequista e queria parabenizar a Senhora Maria Erivan, que Jesus continue abençoando sua caminhada, ao estar diante do Nosso amado Papa Francisco a benção que vc vai receber cada uma de nós tb Catequista receba.
    E que tenhamos força para seguir Evangelizando nossas crianças e levando-os a conhecer Jesus Cristo.

Faça a sua pesquisa

Os cookies nos ajudam a entregar nossos serviços. Ao usar nossos serviços, você aceita nosso uso de cookies. Descubra mais