Papa aos atletas de Pentatlo Moderno: “A versatilidade multiplica a função educativa" - Arquidiocese de Fortaleza
Atualidades

Papa aos atletas de Pentatlo Moderno: “A versatilidade multiplica a função educativa”

“Uma personalidade multifacetada, pressupõe uma unidade forte, uma grande coerência e, ao mesmo tempo, a capacidade de mudar, de se adaptar… Uma estabilidade na versatilidade” São palavras do Papa Francisco no encontro com os representantes da Federação Italiana de Pentatlo Moderno, que foram recebidos no Vaticano nesta sexta-feira (10)

Jane Nogara – Vatican News

Na manhã desta sexta-feira (10) o Papa encontrou os representantes da Federação Italiana de Pentatlo Moderno e atletas da equipe nacional. Francisco iniciou anunciando que é a primeira vez que encontrava uma representação deste esporte. Recordando em seguida que o Pentatlo Moderno envolve esgrima, natação, equitação, tiro e corrida. “Uma disciplina muito antiga”, disse, “que foi modificada nos tempos modernos desta maneira”. E completou dizendo que para praticá-la o atleta tem que dar o melhor de si em cinco esportes muito diferentes, que exigem diferentes habilidades e exercícios. Tendo como “a fisionomia de um atleta multifacetado e versátil, que desenvolve vários aspectos do corpo e da mente”.

Multiplica a função educativa

“Esta característica do pentatlo multiplica”, disse o Papa, “a função educativa do esporte. Eu diria que não é apenas uma soma, mas uma multiplicação, porque o pentatleta não é um robô que tem que realizar uma série de performances na perfeição, ele é uma pessoa, e portanto a operação é muito mais complexa”.

“E aí reside o valor educativo, pois na vida somos chamados a agir desta forma, implementando diferentes dimensões de nós mesmos, dependendo dos contextos, relacionamentos, momentos, etc.”

E Francisco esclareceu “por exemplo, uma pessoa pode ser um gênio em matemática, mas não sabe fazer mais nada, certamente terá problemas na vida”. “Aqui”, continuou, “novamente emerge o valor do poliedrode uma personalidade multifacetada, que pressupõe uma unidade forte, um centro sólido, uma grande coerência e, ao mesmo tempo, a capacidade de mudar, de se adaptar, de se mover… Uma estabilidade na versatilidade. E isto é um valor. Um valor que marca a maturidade das pessoas. Estabilidade, mas na versatilidade: sabe se mover, com estabilidade”.

Dimensão espiritual

“Mas o esporte pode nos ajudar, porque nos ensina que com paciência, com exercício, com criatividade e perseverança se pode melhorar, se pode alcançar objetivos que pareciam impensáveis”.

“E isto acontece através de uma dimensão que está abaixo de todas as outras e as anima a todas, que é a dimensão espiritual”

Afirmando depois que se refere “à nossa relação com o significado de viver, nosso ser e nossas relações. E a capacidade lúdica ajuda esta dimensão espiritual, de fato, está enraizada no fato de ser madura e forte”.

Concluindo o encontro Francisco disse ainda: “No centro do ser humano há um coração, não em sentido físico, mas em sentido simbólico, um coração que sabe como receber e dar amor. E eu sei que vocês, como Federação, tentam se engajar nesta dimensão também com gestos concretos de solidariedade”. Agradeço a todos! Esta é uma competição mais exigente, mas o prêmio preenche a vida e dura para sempre.

Fonte: Vatican News

Seja o primeiro a comentar »

Seja o primeiro a comentar »


Deixe seu Comentário

Nome (necessário)

E-mail (não será publicado) (necessário)

Website

Atualidades

Ordenação Presbiteral

Dom José Antonio inaugura Centro de Pastoral na Paróquia Jesus, Maria, José no Antônio Bezerra

Clero de Fortaleza realiza Semana de Formação online

Jubileu de 75 anos da Paróquia Jesus, Maria, José no bairro Antônio Bezerra, Fortaleza

Catedral Metropolitana de Fortaleza celebra 42 anos de inauguração

Programação das Missas de Natal e Ano Novo em algumas paróquias da Arquidiocese de Fortaleza

Paróquia São José realiza a Live Natal da Esperança

Santuário de Canindé divulga programação natalina

Pe. Ermanno Allegri: pastor missionário, celebra 50 anos de Ordenação Presbiteral

12ª Festa da Vida: cuidar e celebrar a vida: desafio e compromisso

Dom Rosalvo toma posse na Diocese de Itapipoca

Há 150 anos, Santa Luzia ilumina Baturité

Paroquianos de São Gonçalo celebram novenário ao Padroeiro

Membros da Pascom são apresentados solenemente na Matriz do Pirambu

Nota de repúdio da Pastoral Carcerária contra agressões sofridas durante manifestação do Dia da Consciência Negra

Na Solenidade de Cristo Rei: novos presbíteros para a Igreja do Senhor

Testemunhas da Eucaristia: tema da 82ª Semana Eucarística

Cordel celebrativo: 105 anos da Arquidiocese de Fortaleza

Horários de missas no Dia de Finados

Legado de Irmã Clemência é retratado em Seminário Internacional

Papa: a Igreja vira peça de museu se não evangelizar a si mesma

Exigências evangélicas de superação da miséria e da fome

Cripta da Paróquia dos Remédios, em Fortaleza, é restaurada com obras sacras e aberta ao público

Anunciação do Senhor

Os hinos eucarísticos de Santo Tomás de Aquino