Papa acolhe renúncia de dom Carmelo Scampa e nomeia novo bispo para São Luís de Montes Belos (GO) | Arquidiocese de Fortaleza
Atualidades

Papa acolhe renúncia de dom Carmelo Scampa e nomeia novo bispo para São Luís de Montes Belos (GO)

O Papa Francisco acolheu, nesta quarta-feira, 22 de janeiro, o pedido de renúncia apresentado por dom Carmelo Scampa ao governo pastoral da diocese de São Luís de Montes Belos (GO). No mesmo ato, o Santo Padre nomeou bispo para a mesma diocese o presbítero Lindomar Rocha Mota, atualmente pároco da paróquia Santo Antônio em Curvelo (MG). A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) enviou agradecimento a dom Carmelo Scampa e saudação ao monsenhor Lindomar Rocha Mota. Confira abaixo as biografias, agradecimento e saudação.

Novo bispo emérito

Com a decisão do Papa, dom Carmelo torna-se agora bispo emérito. O procedimento está previsto no Código de Direito Canônico, que define que “ao bispo diocesano que tiver completado 75 anos de idade, é solicitado apresentar a renúncia do ofício ao Sumo Pontífice, que, ponderando todas as circunstâncias, tomará providências”. Com a aceitação da renúncia pelo Papa, o bispo emérito fica, então, desobrigado das funções concernentes ao governo de sua diocese, mas permanece no exercício de seu ministério durante toda a vida.

Carmelo Scampa nasceu em Cremona, na Itália, em 27 de janeiro de 1944. Foi ordenado presbítero em 27 de junho de 1971. Ele veio ao Brasil como padre fidei donum graças à Igreja de Cremona que tornou-se Igreja-irmã da diocese de São Luís de Montes Belos desde 2004. Sua nomeação como bispo ocorreu em 30 de outubro de 2002. Foi sagrado bispo em 5 de janeiro de 2003. Seu lema episcopal é Lumen Semitis Meis que se traduz como “Luz para o meu caminho”. Dom Carmelo Scampa foi secretário do Regional Centro-Oeste da CNBB entre 2010 e 2014.

Desde que tomou posse, em 5 de janeiro de 2003, dom Carmelo lançou seu programa pastoral para consolidar uma Igreja fundada na espiritualidade diocesana, na escuta da Palavra, buscando ser profética e samaritana. Como pastor, dom Carmelo investiu muito na formação, apresentando propostas aos Conselhos de Presbíteros e de Pastoral para a criação das escolas bíblicas diocesanas e lançou o projeto das Santas Missões Populares. Empenhou-se também no fortalecimento da Pastoral Vocacional e na construção dos seminários diocesanos.

Novo bispo

Padre Lindomar Rocha Mota nasceu em Arataca (BA), em 1971. Foi ordenado sacerdote em 1998, por dom Paulo Lopes de Faria. É doutor em filosofia moderna pela Universidade Gregoriana e pós-doutor em direitos humanos e democracia pelo Ius Gentium Conimbrigaede, de Coimbra.

Na Arquidiocese de Diamantina foi membro dos conselhos presbiteral, econômico, dos consultores e coordenador do V Sínodo Arquidiocesano. O presbítero foi reitor do seminário menor e do seminário maior, diretor espiritual, chanceler do arcebispado, diretor do Instituto de filosofia e teologia do Seminário, vigário paroquial da Catedral e da paróquia São Judas Tadeu e pároco na paróquia de São José. Ele foi assessor da Comissão Episcopal para a Doutrina da Fé da CNBB de 2003 e 2007. Atualmente é pároco na paróquia de Santo Antônio de Curvelo e diretor da Faculdade Arquidiocesana de Curvelo (MG).

Agradecimento da CNBB a dom Carmelo Scampa

Brasília-DF, 22 de janeiro de 2020

Estimado irmão, Dom Carmelo Scampa, saúde e paz!

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB manifesta agradecimento a Deus por sua trajetória episcopal no Brasil, especialmente no Centro-Oeste e na diocese de São Luís de Montes Belos.

É grande nossa gratidão ao recordar a sua contribuição para a caminhada da Igreja no Brasil, especialmente no Regional Centro-Oeste da CNBB, onde exerceu a função de secretário, e na Igreja particular de São Luís de Montes Belos, onde empenhou-se, como missionário, para fortalecer o anúncio da Palavra e a formação de padres e do povo de Deus.

Ainda no espírito da vivência do Mês Missionário Extraordinário, no qual a Igreja no mundo celebrou os 100 anos da carta Maximum Illud, nos valemos das palavras do Papa Francisco que afirmou que a Igreja não é estrangeira a nenhum povo. O seu ofício como padre fidei donum e como 3º bispo da Igreja particular de São Luís de Montes Belos, em Goiás, contribuíram sobremaneira para fortalecer a vocação missionária da Igreja no Brasil.

Rogamos a proteção de Maria, nesta prece cheia de gratidão.

Em Cristo,

Dom Walmor Oliveira de Azevedo
Arcebispo de Belo Horizonte (MG)
Presidente da CNBB

Dom Jaime Spengler
Arcebispo de Porto Alegre (RS)
Primeiro Vice-Presidente da CNBB

Dom Mário Antônio da Silva
Bispo de Roraima (RR)
Segundo Vice-Presidente da CNBB

Dom Joel Portella Amado
Bispo auxiliar da arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro (RJ)
Secretário-geral da CNBB

Saudação da CNBB ao Monsenhor Lindomar Rocha Mota

Brasília-DF, 22 de janeiro de 2020

Prezado Monsenhor Lindomar Rocha Mota, Paz!    

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) manifesta alegria com o anúncio de sua nomeação, nesta quarta-feira, 22 de janeiro, pelo Papa Francisco como novo bispo de São Luís de Montes Belos (GO).

Unimos nosso júbilo pela sua nomeação, desde já agradecendo ao serviço prestado à Igreja no Brasil quando exerceu o papel de assessor na Comissão Episcopal para a Doutrina da Fé da CNBB.

Saudamos sua acolhida no episcopado, recordando as palavras do Papa Francisco no Ângelus de 5 de janeiro deste ano, com as quais o Santo Padre exorta-nos a “acolher com alegria e gratidão o plano divino de amor para o homem e o mundo, realizado em Jesus Cristo”.

O Senhor lhe conceda, pela intercessão de Nossa Senhora, um abençoado ministério episcopal. Conte com nosso apoio e orações.

Em Cristo,

Dom Walmor Oliveira de Azevedo
Arcebispo de Belo Horizonte (MG)
Presidente da CNBB

Dom Jaime Spengler
Arcebispo de Porto Alegre (RS)
Primeiro Vice-Presidente da CNBB

Dom Mário Antônio da Silva
Bispo de Roraima (RR)
Segundo Vice-Presidente da CNBB

Dom Joel Portella Amado
Bispo auxiliar da arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro (RJ)
Secretário-geral da CNBB

Seja o primeiro a comentar »

Seja o primeiro a comentar »


Deixe seu Comentário

Nome (necessário)

E-mail (não será publicado) (necessário)

Website

Atualidades

Fique por dentro dos horários de missas da imposição das Cinzas

“A Igreja não tem medo da história” reitera cardeal Tolentino, ao comentar a abertura dos arquivos do Pontificado de Pio XII

Chuvas benfazejas

Renascer 2020 espera receber 28 mil pessoas nesse Carnaval

Mutirão do aconselhamento no próximo dia 19/02 na Capela de Santo Expedito