Brasão da Arquidiocese de Fortaleza
Arquidiocese de
Fortaleza

PAPA ACEITA RENÚNCIA DE DOM ANTÔNIO CAVUTO E NOMEIA DOM ROSALVO DE LIMA PARA ITAPIPOCA

O Papa Francisco aceitou o pedido de renúncia de dom Antônio Roberto Cavuto ao governo pastoral da diocese de Itapipoca (CE) e nomeou, nesta quarta-feira, 7 de outubro, dom Rosalvo Cordeiro de Lima como novo bispo da diocese cearense. Dom Rosalvo, até o momento, é bispo titular de Castellum Tatroportus e auxiliar na arquidiocese de Fortaleza (CE). 

A Presidência da CNBB saudou dom Rosalvo pela nomeação e manifestou seu agradecimento a dom Roberto Cavuto. Veja abaixo.   

Novo bispo diocesano 

Dom Rosalvo nasceu em 25 de janeiro de 1962, em União dos Palmares (AL). Cursou Filosofia no Seminário Sagrado Coração de Jesus, na cidade de Mogi das Cruzes (SP), e Teologia na Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção, na capital paulista. 

Foi ordenado sacerdote no dia 1º de novembro de 1992, em Arujá (SP), diocese de Mogi das Cruzes. Em 2 de fevereiro de 2011, foi nomeado pelo Papa Bento XVI bispo auxiliar da arquidiocese de Fortaleza. A ordenação foi no dia 25 de março daquele ano, em Mogi das Cruzes. Escolheu por lema episcopal Verbo Autem Tuo Laxabo Retia – “Em atenção a tua Palavra lançarei as redes” (Lc 5,5). 

Atualmente, dom Rosalvo é um dos bispos referenciais da Comissão para os Ministérios Ordenados e Vida Consagrada no Regional Nordeste 1 da CNBB. Antes, o bispo atuou como referencial das pastorais sociais no Regional. 

Novo bispo emérito 

Dom Antônio Cavuto nasceu aos 19 de maio de 1944, e completou 75 anos no ano passado, atingindo a idade na qual se deve apresentar a renúncia, conforme o cânon 401 do Código de Direito Canônico.  

Filho de Antônio Cavuto e Rosalia Oliveira Cavuto, é natural de Espírito Santo do Pinhal (SP). Frade Capuchinho, fez sua profissão perpétua em 6 de junho de 1965. A ordenação presbiteral foi em 24 de janeiro de 1971. Nomeado bispo de Itapipoca, foi ordenado em 2 de julho de 2005, com a posse em 31 de julho daquele ano. Seu lema episcopal é “Queremos ver Jesus”. 

Durante o episcopado, dom Antônio Cavuto desempenhou diversas funções no Regional Nordeste 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que compreende o estado do Ceará: foi membro da Comissão do Semiárido, secretário regional e bispo referencial da Comissão para Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada. Atualmente, dom Cavuto é o referencial da Comissão para Ação Socio-Transformadora no Regional Nordeste 1 da CNBB. 

Confira a saudação e o agradecimento:

Faça a sua pesquisa

Os cookies nos ajudam a entregar nossos serviços. Ao usar nossos serviços, você aceita nosso uso de cookies. Descubra mais