Padre Vicente Oliveira toma posse como pároco da Bela Vista, Fortaleza

Foto: Sílvio Martins/Pascom Bela Vista

O arcebispo de Fortaleza, dom Gregório Paixão, OSB, presidiu a celebração eucarística de Posse Canônica do padre Vicente Gomes de Oliveira como pároco da Paróquia Nossa Senhora de Salette, Bela Vista. O reverendo presbítero foi provisionado pelo arcebispo no dia 10 de abril deste ano para um período de 6 anos. Ele sucede o padre Gabriel Brilhante, que se tornou pároco emérito, mas permanece na igreja local como vigário.

O rito de posse ocorreu durante a missa, que contou com a presença de inúmeros padres, seminaristas e demais fiéis. A provisão fora lida pelo vigário da Região Bom Jesus dos Aflitos, padre Leonardo Bezerra da Silva. O clérigo fez a renovação das promessas sacerdotais, profissão fé e juramento de fidelidade. A seguir, foi entregue a chave da Igreja e do sacrário, os santos óleos e a estola roxa, sinais do pastoreio paroquial.

Na homilia, dom Gregório fez algumas recomendações para o novo pároco “coloque toda a força da sua juventude, todo o seu engenho , toda a sua inteligência e tudo o que você tiver de melhor no seu coração em favor da comunidade, que já o ama, que abriu as portas para recebê-lo”, disse o religioso. Ao final pediu aos presentes que acolham com amor a novidade daquele que traz a mensagem do evangelho e rogou a proteção da Virgem de Salette ao pastor e rebanho.

Padre Vicente Oliveira

Padre Vicente é natural de Caucaia (CE), sua jornada desde os primeiros passos na Paróquia de Nossa Senhora dos Prazeres em Caucaia, onde discerniu sua vocação até sua ordenação como presbítero na Catedral Metropolitana de Fortaleza por Dom José Antonio Aparecido Tosi Marques, em 22 de dezembro de 2014, é um testemunho de fé e dedicação ao serviço de Deus e da comunidade.

Seus nove anos como reitor do Seminário Propedêutico Dom Aloísio Lorscheider demonstram seu compromisso com a formação dos futuros sacerdotes, e seu papel como coordenador da Pastoral Vocacional Arquidiocesana ressalta sua preocupação em cultivar e nutrir novas vocações para a Igreja.

Além disso, sua atuação como juiz eclesiástico do Tribunal Eclesiástico de Fortaleza mostra seu engajamento na administração e justiça dentro da Igreja, um serviço essencial para colaborar com a justiça nos assuntos eclesiásticos.

A liderança espiritual desempenha um papel fundamental na vida paroquial, e a nomeação de um novo pároco é sempre um momento de renovação e expectativa. Que Padre Vicente Oliveira traga consigo sua dedicação, sabedoria e inspiração para guiar e fortalecer a comunidade em sua jornada de fé.

Galeria de imagens:

Fotos: Sílvio Martins / Pascom Salette.