Padre Leandro Araújo é homenageado na Lagoa Redonda

Padre Raimundo Leandro de Araújo será homenageado nesta segunda, 28 de janeiro, a partir das 17 horas, no bairro da Lagoa Redonda. Faleceu em 2014, ainda pároco da localidade.

O Centro de Educação Infantil (CEI) Padre Raimundo Leandro de Araújo beneficiará em média 160 crianças de 1 a 5 anos de idade. A inauguração contará com a presença do prefeito Roberto Cláudio e da secretária da Educação, Dalila Saldanha.

O novo CEI está localizado na Rua Gerardo Lima, s/n – Lagoa Redonda.

Quando jovem, Leandro ainda seminarista, ajudou muito no acompanhamento dos círculos bíblicos e nos encontros do grupo de jovens (JUCRILARE) na Lagoa Redonda. Esses encontros aconteciam semanalmente na comunidade da Capela de São Roque, no início da década de 1980 quando o Monsenhor Antônio Souto Ribeiro assumiu a Paróquia de Messejana.

Anos depois, já Padre, voltou ao bairro como pároco da Paróquia São José, em dezembro de 2007. Foi pároco até o seu falecimento.

A Comunidade da Lagoa Redonda ver nesta ocasião a forma de agradecer e eternizar o nome de Padre Leandro por tudo que fez nas comunidades do bairro.

O professor Adriano Nascimento da Silva estará na direção da instituição.

Conheça um pouco mais quem foi Padre Raimundo Leandro de Araújo

Nasceu no dia 06 de maio de 1955, em Pacatuba-CE, filho de José Raimundo de Araújo e Francisca Alves de Araújo.

Entrou no seminário aos 21 anos onde fez seus estudos de Filosofia e Teologia durante os anos de 1978 a 1984 no Seminário da Prainha, em Fortaleza. Foi ordenado Diácono no dia 15 de janeiro de 1984 e no dia 23 de dezembro aconteceu a sua ordenação Presbiteral, as duas ordenações foram realizadas em Pacatuba e  presididas por Dom Aloísio Lorscheider, então arcebispo de Fortaleza. Em Pacatuba também ele celebrou a sua Primeira Missa no dia de Natal, às 00h – Festa de Natal.

Fatores que influenciaram sua vocação ao sacerdócio: frequência às missas na Matriz, em casa imitava o celebrante; tinha um constante pensamento de ser útil às pessoas; e finalmente desejava seguir Jesus Cristo.

Histórico Pastoral:
– Nomeado Pároco da Paróquia de São Miguel Arcanjo, em Itapebuçu, CE aos 25/02/1985 até 20/07/1991. Tomou posse no dia 02/03/1985 ;
– Vigário Episcopal da Região Sertão de julho/1988 até 21/07/1991;
– Pároco da Paróquia São Francisco de Assis, Palmácia e tomou posse como pároco no dia 21/07/1991;
– Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Pacatuba, onde tomou posse em 07/03/1993;
– Pároco da Paróquia de Nossa Senhora da Penha – Maranguape em 2000;
– Pároco da Paróquia de São José – Lagoa Redonda do dia 25/12/2007 até sua morte 30/10/2014.

Marta Andrade – Setor de Comunicação da Arquidiocese de Fortaleza
Fotos by Adriano Nascimento da Silva