Padre Cícero iniciou sua missão eclesiástica no Seminário da Prainha, atual Faculdade Católica de Fortaleza

“Padim Ciço” estudou cinco anos e foi ordenado presbítero na Catedral velha de Fortaleza.

A notícia da continuidade do processo de canonização de Padre Cicero Romão Batista trouxe alegria e  ânimo à comunidade católica. O anúncio oficial foi feito na manhã deste sábado, dia 20, pelo Bispo da Diocese de Crato, Dom Magnus Henrique, ao final da Santa Missa em sufrágio da alma do “Padim Ciço” , nome com o qual se tornou carinhosamente conhecido o candidato aos altares.

A jornada eclesiástica de Padre Cícero começou em 1865, quando o jovem Cícero deixou Cajazeiras, localizada na então Paraíba do Norte, para ingressar no Seminário da Prainha, instituição de ensino criada para a formação dos novos padres que havia sido inaugurada no ano anterior.

Nesta casa, Padre Cícero estudou por cinco anos os cursos de filosofia e teologia. Foi ordenado presbítero em 30 de novembro de 1870 na Catedral velha de Fortaleza pelo primeiro Bispo da Diocese do Ceará , Dom Luís Antônio dos Santos. De acordo com registros históricos, Padre Cícero estava entre os alunos mais capacitados o que lhe possibilitou,  inclusive, lecionar na referida instituição.

“Padre Cícero foi da segunda turma do Seminário da Prainha, era um dos sessenta alunos daquela instituição de ensino que perdura até hoje. Certamente esta notícia é motivo de alegria para toda a comunidade acadêmica e um impulso para continuarmos nesta árdua missão de oferecer ensino de qualidade, não apenas para candidatos ao sacerdócio, mas agora para os interessados em geral”, declara Padre Francisco Antônio Francileudo, Reitor da Faculdade Católica de Fortaleza – FCF, continuadora da missão de ensino do prestigiado Seminário da Prainha.

Mais sobre a Faculdade Católica de Fortaleza

Atualmente, a Faculdade Católica de Fortaleza oferece, além dos cursos de Filosofia e Teologia, Direito, Ciências Contábeis e Administração. Nota 4 no MEC, a instituição ainda oferta cursos EAD em Licenciatura para Ciências da Religião e Pedagogia e tecnólogo em Recursos Humanos.