
Em júbilo pascal, celebrando a Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo, a Arquidiocese de Fortaleza torna públicas as datas das Ordenações Diaconal e Presbiteral que serão realizadas em 2026. O anúncio foi feito pelo Dom Gregório Paixão, OSB, arcebispo metropolitano, convidando todo o povo de Deus a unir-se em oração por aqueles que se preparam para o ministério ordenado.
A Ordenação Presbiteral acontecerá no dia 4 de novembro de 2026 (quarta-feira), às 18h30, na Catedral Metropolitana de Fortaleza. Já a Ordenação Diaconal será celebrada no dia 22 de dezembro de 2026 (terça-feira), também às 18h30, no mesmo local.
As celebrações marcam um momento de grande importância para a Igreja Particular de Fortaleza, pois, por meio do sacramento da Ordem, novos ministros são configurados a Cristo para o serviço ao povo de Deus, seja no diaconato, seja no presbiterado.
Entre os que se preparam para este passo, o diácono Maclyston Nascimento partilha seu sentimento: “O momento é de muita expectativa, mas também de confiança e entrega nas mãos de Deus. É um tempo de intensa preparação, marcado pela oração, pela gratidão e pela certeza de que o Senhor conduz cada etapa da vocação. Carrego no coração a alegria de poder servir ainda mais à Igreja e ao povo de Deus, com humildade e disponibilidade para a missão que me será confiada.”
A Arquidiocese informa ainda que, em momento oportuno, será divulgada a lista dos candidatos que receberão as Ordenações.
Todo o povo de Deus é convidado a participar dessas celebrações e a rezar pelas vocações, para que o Senhor continue suscitando operários para a sua messe.
Respostas de 3
Graças a Deus que existem irmãos firmes para servir ao Pai através do ministério
Esse ano as ordenações presbiterais vão ocorrer com certo atraso? Me refiro ao fato de serem no espaço de seis a sete meses após a ordenação diaconal. Mas, sempre bom um tempinho mais para se preparar.
Essa ordenação diaconal que está sendo anunciada também está incluindo os candidatos ao diaconato permanente?